Aula sobre Recursos De Persuasao

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


Recursos de persuasão são ferramentas utilizadas para influenciar as pessoas a pensar ou agir de determinada maneira. Eles são amplamente utilizados em textos publicitários e de propaganda, mas também podem ser encontrados em discursos políticos, debates e até mesmo em conversas do dia a dia. Nesta atividade, os alunos irão aprender a identificar esses recursos de persuasão e como eles são usados para convencer as pessoas. A metodologia utilizada será a Aprendizagem Baseada em Projetos, na qual os alunos irão criar um template de avaliação por pares.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique a importância de identificar recursos de persuasão. Em seguida, peça aos alunos que compartilhem exemplos de anúncios publicitários que já viram.

  2. Etapa 2 - Apresentação dos recursos de persuasão

    Compartilhe alguns dos recursos de persuasão mais comuns, como escolha e jogo de palavras, uso de cores e imagens, tamanho de letras, entre outros. Os alunos irão anotar esses recursos em seus cadernos.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos de quatro pessoas. Cada grupo irá escolher um anúncio publicitário em inglês e discutir quais recursos de persuasão foram utilizados nele. Circule pela sala para ajudar e orientar os grupos.

  4. Etapa 4 - Criação do template de avaliação por pares

    Cada grupo irá criar um template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5. Forneça um modelo para os alunos se basearem.

  5. Etapa 5 - Apresentação e avaliação por pares

    Os grupos irão apresentar as análises dos anúncios públicos para a turma. Em seguida, os grupos irão avaliar uns aos outros de acordo com os critérios estabelecidos no template de avaliação por pares. Incentive os alunos a participarem durante as apresentações e auxilie no processo de avaliação.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os grupos irão discutir os resultados das avaliações e compartilhar suas observações e aprendizados. Conduza a discussão e ajude a consolidar o conhecimento.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça um resumo e reforce a importância de identificar recursos de persuasão. Os alunos irão compartilhar suas impressões finais.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar recursos de persuasão em textos publicitários e de propaganda.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação do template de avaliação por pares.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar e dar feedback construtivo.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo.
  • Construção dos argumentos.
  • Apresentação e comunicação.
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a importância de identificar recursos de persuasão.
  • Orientar os alunos na criação do template de avaliação por pares.
  • Circular pela sala para ajudar e orientar os grupos.
  • Observar e dar feedback durante a avaliação em pares.
  • Conduzir a discussão final.

Ações do aluno

  • Compartilhar exemplos de anúncios publicitários.
  • Discutir em grupo quais recursos de persuasão foram utilizados em um anúncio publicitário.
  • Criar o template de avaliação por pares.
  • Avaliar e dar feedback construtivo aos outros grupos.
  • Compartilhar suas impressões finais.