Aula sobre Recursos De Persuasao

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


Professor(a), convide os alunos a refletirem sobre os recursos de persuasão presentes em textos publicitários e de propaganda, tais como a escolha do jogo de palavras e o uso de cores, imagens e tamanho de letras. . Eles devem identificar como esses elementos podem ser usados como ferramenta de convencimento. Ao final da aula, os alunos vão criar um fanzine.

  1. Etapa 1 - Introdução

    \- Apresente o tema e peça que os alunos definam brevemente o que eles entendem por recursos de persuasão.

    \- Faça uma atividade de brainstorming, onde os alunos listarão alguns recursos de persuasão que utilizamos em nosso dia a dia.

    \- Mostre exemplos de recursos de persuasão em uma propaganda em Inglês e peça que os alunos identifiquem quais recursos foram utilizados.


  2. Etapa 2 - Leitura

    \- Distribua textos publicitários em Inglês para os alunos lerem individualmente.

    \- Peça que cada auno identifique recursos de persuasão utilizados no texto e anote no caderno.


  3. Etapa 3 - Discussão em Grupo

    \- Divida os alunos em grupos e peça que discutam e compartilhem suas respostas.

    \- Inicie uma discussão em grupo sobre as descobertas dos alunos, com perguntas para ajudá-los a entender como os recursos de persuasão podem ser usados para persuadir as pessoas.


  4. Etapa 4 - Criação de Fanzine

    \- Forneça um folha A4 para cada aluno. Peça que dividam a folha em 8 partes iguais.

    \- Peça que criem um fanzine, onde devem usar recursos de persuasão como escolha do jogo de palavras, uso de cores e imagens e diferentes tamanho de letras.


  5. Etapa 5 - Compartilhamento

    \- Peça que cada aluno apresente seu fanzine para a turma.

    \- Após cada apresentação, faça perguntas sobre os recursos de persuasão utilizados e como eles foram aplicados.


  6. Etapa 6 - Autoavaliação

    \- Peça aos alunos que avaliem seus fanzines e reflitam sobre como aplicaram os recursos de persuasão em seus trabalhos.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    \- Encerre a aula resumindo o que foi aprendido sobre os recursos de persuasão.

    \- Peça que os alunos compartilhem uma reflexão final sobre a aula.


Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar recursos de persuasão em textos publicitários e de propaganda.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos.
  • Promover a prática da expressão oral em inglês, incentivando os alunos a apresentarem seus fanzines e explicarem como organizaram suas ideias.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta de recursos de persuasão em textos publicitários e de propaganda.
  • Criação de um fanzine bem estruturado e com aplicação de recursos de persuasão.
  • Participação ativa nos compartilhamentos.

Ações do professor

  • Criar um ambiente de aprendizado onde os alunos se sintam seguros para compartilhar suas ideias.
  • Orientar e incentivar os alunos a aplicarem recursos de persuasão em seus trabalhos.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos.

Ações do aluno

  • Identificar recursos de persuasão em textos publicitários e de propaganda.
  • Criar um fanzine com estrutura bem definida e recursos de persuasão.
  • Participar ativamente dos compartilhamentos de suas reflexões e ideias.