Aula sobre Recursos De Persuasao
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
Professor, inicie a aula com a apresentação de um comercial publicitário e pergunte aos alunos quais elementos visam convencer o expectador a querer comprar o produto anunciado. Após, apresente o conceito de recursos de persuasão e explique sua importância na publicidade.
Etapa 1 - Proposta de criação de jogo
Os alunos são divididos em grupos de 4 ou 5. Em grupo, devem escolher um tema para desenvolver seu jogo, que será relacionado a um produto, serviço ou ideia.Etapa 2 - Definição das regras
Cada grupo deve definir as regras e funcionalidades de seu jogo, bem como o conteúdo das cartas com perguntas e ações relacionadas ao tema escolhido;Etapa 3 - Criação dos desafios
Cada grupo cria desafios (perguntas e ações relacionados ao tema escolhido, utilizando recursos de persuasão e convencimento) para tornar o jogo mais interessante e didático;Etapa 4 - Jogar e avaliar
Os grupos jogam e avaliam uns aos outros, observando se as regras foram seguidas, se as perguntas e ações foram pertinentes e se os recursos de persuasão foram utilizados de forma adequada;Etapa 5 - Discussão final
O professor retoma exemplos práticos de recursos de persuasão e promove uma discussão final sobre a importância deles na publicidade e na vida cotidiana.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolvimento da criatividade, da comunicação oral e do raciocínio lógico;
- Trabalho em equipe;
- Desenvolvimento da capacidade de identificar e aplicar recursos de persuasão.
Critérios de avaliação
- Objetividade e clareza das regras do jogo;
- Originalidade e qualidade dos recursos de persuasão utilizados;
- Coerência e relevância das perguntas e ações no contexto do tema escolhido.
Ações do professor
- Apresentar o conceito de recursos de persuasão;
- Guiar a elaboração dos jogos;
- Dar feedbacks e dicas aos alunos;
- Apresentar exemplos práticos de recursos de persuasão;
- Conduzir a discussão final.
Ações do aluno
- Identificar e aplicar recursos de persuasão;
- Planejar e elaborar o jogo em grupo;
- Jogar e avaliar os jogos dos colegas;
- Participar da discussão final.