Aula sobre Recursos De Persuasao

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Professor, inicie a aula com a apresentação de um comercial publicitário e pergunte aos alunos quais elementos visam convencer o expectador a querer comprar o produto anunciado. Após, apresente o conceito de recursos de persuasão e explique sua importância na publicidade.

  1. Etapa 1 - Proposta de criação de jogo

    Os alunos são divididos em grupos de 4 ou 5. Em grupo, devem escolher um tema para desenvolver seu jogo, que será relacionado a um produto, serviço ou ideia.

  2. Etapa 2 - Definição das regras

    Cada grupo deve definir as regras e funcionalidades de seu jogo, bem como o conteúdo das cartas com perguntas e ações relacionadas ao tema escolhido;

  3. Etapa 3 - Criação dos desafios

    Cada grupo cria desafios (perguntas e ações relacionados ao tema escolhido, utilizando recursos de persuasão e convencimento) para tornar o jogo mais interessante e didático;

  4. Etapa 4 - Jogar e avaliar

    Os grupos jogam e avaliam uns aos outros, observando se as regras foram seguidas, se as perguntas e ações foram pertinentes e se os recursos de persuasão foram utilizados de forma adequada;

  5. Etapa 5 - Discussão final

    O professor retoma exemplos práticos de recursos de persuasão e promove uma discussão final sobre a importância deles na publicidade e na vida cotidiana.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolvimento da criatividade, da comunicação oral e do raciocínio lógico;
  • Trabalho em equipe;
  • Desenvolvimento da capacidade de identificar e aplicar recursos de persuasão.

Critérios de avaliação

  • Objetividade e clareza das regras do jogo;
  • Originalidade e qualidade dos recursos de persuasão utilizados;
  • Coerência e relevância das perguntas e ações no contexto do tema escolhido.

Ações do professor

  • Apresentar o conceito de recursos de persuasão;
  • Guiar a elaboração dos jogos;
  • Dar feedbacks e dicas aos alunos;
  • Apresentar exemplos práticos de recursos de persuasão;
  • Conduzir a discussão final.

Ações do aluno

  • Identificar e aplicar recursos de persuasão;
  • Planejar e elaborar o jogo em grupo;
  • Jogar e avaliar os jogos dos colegas;
  • Participar da discussão final.