Aula sobre Recursos De Persuasao
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Professor(a), explique aos alunos que eles vão aprender sobre os recursos de persuasão usados em anúncios publicitários em inglês. Introduza o conceito de persuasão e sua importância no mundo atual. Explique como as empresas e governos usam técnicas persuasivas em seus anúncios e propagandas para influenciar a opinião pública. Em seguida, apresente exemplos de propagandas em revistas, jornais ou cartazes e peça para que os estudantes identifiquem os recursos de persuasão utilizados.
Etapa 1 -
Divida o espaço da sala de aula em diferentes estações, cada uma com um tipo diferente desses anúncios(podem ser propagandas em texto, imagens, áudios).Etapa 2 -
Divida os alunos em grupos e oriente que interajam, cada grupo com uma estação, usando e preenchendo o modelo da Dinâmica dos 3 Qs.Etapa 3 -
Após o tempo determinado, peça para que todos os grupos troquem de estação.Etapa 4 -
Quando todos os grupos tiverem visitado todas as estações, retome em sala de aula a discussão sobre os recursos de persuasão encontrados em cada material.Etapa 5 -
Proponha um debate sobre a ética do uso da persuasão em anúncios publicitários e como as pessoas são influenciadas por eles.Etapa 6 -
Resuma a aula e peça para que cada aluno escreva um texto respondendo "Qual o recurso de persuasão que mais chamou sua atenção na aula de hoje e por quê?".
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolvimento da habilidade de identificar recursos de persuasão em anúncios publicitários.
- Estímulo ao pensamento crítico sobre a persuasão em nossa sociedade.
- Prática da comunicação em inglês.
Critérios de avaliação
- Precisão na identificação de recursos de persuasão nos anúncios publicitários apresentados.
- Participação ativa nas estações e no debate em sala de aula.
- Clareza e coerência na resposta escrita.
Ações do professor
- Organização das estações e distribuição do modelo da Dinâmica dos 3 Qs.
- Orientação para preenchimento do modelo e monitoramento do tempo em cada estação.
- Moderação do debate sobre a ética da persuasão em anúncios publicitários.
Ações do aluno
- Interagir com o material nas estações e preencher o modelo da Dinâmica dos 3 Qs.
- Participar do debate em sala de aula.
- Escrever um texto sobre o recurso de persuasão que mais chamou sua atenção.