Aula sobre Recursos Hidricos Os Aquiferos

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


Os recursos hídricos são fundamentais para a sobrevivência de todos os seres vivos e para o desenvolvimento humano. Os aquíferos, que são reservatórios subterrâneos de água doce que se acumulam em rochas porosas. O Aquífero Guarani é um exemplo de aquífero muito importante para a América Latina, pois abrange quatro países: Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. Discutir os desafios relacionados à gestão e comercialização da água é fundamental sobre esse tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique o que são aquíferos, suas características e importância. Utilize imagens e vídeos para ilustrar o assunto.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Divida os alunos em grupos de 4 a 5 pessoas e distribua para cada grupo um papel A4 dividido em 8 partes. Explique que cada grupo irá criar um fanzine.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Cada grupo irá pesquisar sobre um tópico relacionado aos aquíferos, como, por exemplo, o Aquífero Guarani, Bacias do rio da Prata, do Amazonas e do Orinoco, sistemas de nuvens na Amazônia e nos Andes, entre outros. Os alunos devem buscar informações em livros, revistas, internet e outras fontes confiáveis. Organize o tempo e estimule a participação de todos.

  4. Etapa 4 - Criação do fanzine

    Cada grupo irá utilizar as informações pesquisadas para criar uma parte da fanzine. Eles podem utilizar desenhos, textos, gráficos, tabelas, fotografias e outros recursos para ilustrar o tema.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo irá apresentar sua fanzine para a turma, explicando o que foi pesquisado e como foi elaborada a parte do fanzine. Organize o tempo e estimule a participação de todos.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, os alunos irão discutir em grupo sobre os desafios relacionados à gestão e comercialização da água e como isso afeta a vida das pessoas.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma breve conclusão sobre o tema, ressaltando os principais pontos abordados.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise dos principais recursos hídricos da América Latina.
  • Estimular a criatividade e a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Promover a pesquisa e a busca por informações em fontes confiáveis.
  • Desenvolver a capacidade de trabalho em grupo e a comunicação oral.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante a atividade.
  • Qualidade e clareza da pesquisa realizada pelos grupos.
  • Criatividade e organização na elaboração do fanzine.
  • Qualidade da apresentação oral dos grupos.
  • Participação na discussão em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Orientar os alunos na pesquisa e na elaboração do fanzine.
  • Estimular a participação ativa dos alunos durante a atividade.
  • Fazer intervenções pontuais para esclarecer dúvidas e estimular a discussão.
  • Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedbacks construtivos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da atividade.
  • Realizar a pesquisa em fontes confiáveis.
  • Contribuir para a elaboração do fanzine do grupo.
  • Apresentar de forma clara e objetiva a parte do fanzine elaborada pelo grupo.
  • Participar da discussão em grupo e contribuir com ideias e opiniões.