Aula sobre Recursos Hidricos Os Aquiferos
Metodologia ativa - Design Thinking
Por que usar essa metodologia?
- O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
- Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
- As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.
Você sabia?
É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.
Os recursos hídricos são fundamentais para a sobrevivência de todos os seres vivos e para o desenvolvimento humano. Os aquíferos, que são reservatórios subterrâneos de água doce que se acumulam em rochas porosas. O Aquífero Guarani é um exemplo de aquífero muito importante para a América Latina, pois abrange quatro países: Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. Discutir os desafios relacionados à gestão e comercialização da água é fundamental sobre esse tema.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e explique o que são aquíferos, como eles se formam e sua importância para a América Latina. Em seguida, os alunos irão criar um mapa mental individual sobre o que já sabem sobre o assunto.Etapa 2 - Mapa de empatia
Divida os alunos em grupos. Oriente a criação um mapa de empatia sobre o tema, preenchendo os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Peça aos estudantes criarem uma persona para essa atividade, que pode ser um ativista ambiental, estudante, advogado, etc.Etapa 3 - Compartilhamento dos mapas
Cada grupo irá apresentar seu mapa de empatia para a turma, explicando o que descobriram sobre o tema e quais foram as principais ideias e sentimentos que surgiram durante a atividade. Organize o tempo das apresentações e estimule a participação de todos.Etapa 4 - Discussão em grupo
Após as apresentações, conduza uma discussão em grupo sobre os desafios relacionados à gestão e comercialização da água, utilizando como base as informações levantadas nos mapas de empatia.Etapa 5 - Exemplos práticos
Apresente exemplos práticos sobre a gestão e comercialização da água na América Latina, como o caso do Aquífero Guarani e a questões sobre o uso da água entre os países que o compartilham.Etapa 6 - Atividade prática
Os alunos irão criar um infográfico sobre a importância dos principais recursos hídricos da América Latina, incluindo os aquíferos, bacias dos rios da Prata, Amazonas e Orinoco, sistemas de nuvens na Amazônia e nos Andes, entre outros. Organize material necessário e estimule a participação de todos.Etapa 7 - Conclusão
Conduzira uma reflexão final sobre o tema, destacando a importância da gestão e preservação dos recursos hídricos para o desenvolvimento sustentável da América Latina.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar a importância dos principais recursos hídricos da América Latina e discutir os desafios relacionados à gestão e comercialização da água.
- Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
- Incentivar a criatividade e a produção infográficos.
Critérios de avaliação
- Participação e colaboração durante a atividade em grupo.
- Qualidade do mapa de empatia e do infográfico produzido.
- Compreensão dos conceitos e informações apresentados durante a aula.
Ações do professor
- Orientar e auxiliar os alunos durante a atividade de criação do mapa de empatia.
- Apresentar exemplos práticos sobre o tema.
- Conduzir a discussão em grupo e a reflexão final.
Ações do aluno
- Participar ativamente da criação do mapa de empatia e do infográfico.
- Colaborar com os colegas durante as atividades em grupo.
- Demonstrar compreensão do tema durante as discussões e reflexões.