Aula sobre Recursos Hidricos Os Aquiferos

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Os recursos hídricos são fundamentais para a sobrevivência de todos os seres vivos e para o desenvolvimento humano. Os aquíferos, que são reservatórios subterrâneos de água doce que se acumulam em rochas porosas. O Aquífero Guarani é um exemplo de aquífero muito importante para a América Latina, pois abrange quatro países: Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. Discutir os desafios relacionados à gestão e comercialização da água é fundamental sobre esse tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique a metodologia de Gamificação. Divida os alunos em grupos de 4 e distribua os materiais para os alunos criarem o mapa de registro do jogo.

  2. Etapa 2 - Brainstorming

    Os alunos farão uma tempestade de ideias em seus grupos para criar o Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas, Informações para o consumidor final e por qual motivo seu jogo é engajador. Dê exemplos para inspirar os alunos.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa de registro

    Os alunos irão criar o mapa de registro do jogo em seus grupos, utilizando as ideias geradas na etapa anterior. Passe pelos grupos para tirar dúvidas e dar sugestões.

  4. Etapa 4 - Criação dos jogos

    Cada grupo irá elaborar o seu jogo que aborda o tema dos aquíferos e seus desafios. Organize os materiais necessários e estimule a participação de todos.

  5. Etapa 5 - Discussão e reflexão

    Após as elaborações dos jogos, os alunos irão discutir e refletir sobre os jogos criados, destacando as diferentes abordagens e os desafios comuns. Organize a discussão e destaque os pontos mais relevantes. Reorganize os grupos e solicite que joguem os jogos criados.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Conclua a atividade destacando a importância da gestão adequada dos aquíferos e incentivando os alunos a se engajarem na preservação desses recursos hídricos.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos durante a aula e a qualidade dos jogos criados.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar a importância dos principais recursos hídricos da América Latina e discutir os desafios relacionados à sua gestão e comercialização.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos na criação de um jogo que aborde o tema dos aquíferos.
  • Promover a interação e a colaboração entre os alunos na criação dos jogos.

Critérios de avaliação

  • Criatividade e originalidade na criação do jogo.
  • Abordagem adequada do tema dos aquíferos e seus desafios.
  • Participação ativa e colaboração em grupo.
  • Reflexão crítica sobre os jogos criados.

Ações do professor

  • Explicar a metodologia de Gamificação e orientar os alunos na criação dos jogos.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos.
  • Mediar a discussão e a reflexão sobre os jogos criados.
  • Fornecer exemplos e sugestões para os alunos.
  • Incentivar a participação ativa e a colaboração em grupo.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação do mapa de registro do jogo.
  • Colaborar com os colegas de grupo e respeitar as diferenças de opinião.
  • Apresentar o jogo de forma clara e coerente.
  • Participar ativamente da discussão e reflexão sobre os jogos criados.
  • Refletir criticamente sobre os próprios jogos e os jogos dos colegas.