Aula sobre Recursos Hidricos Os Aquiferos

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


Os recursos hídricos são fundamentais para a sobrevivência de todos os seres vivos e para o desenvolvimento humano. Os aquíferos, que são reservatórios subterrâneos de água doce que se acumulam em rochas porosas. O Aquífero Guarani é um exemplo de aquífero muito importante para a América Latina, pois abrange quatro países: Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. Discutir os desafios relacionados à gestão e comercialização da água é fundamental sobre esse tema.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e os objetivos da aula, contextualizando a importância dos recursos hídricos na América Latina. Em seguida, divida os alunos em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores.

  2. Etapa 2 - Pesquisa sobre o tema

    Os grupos defensor e opositor terão 10 minutos cada para pesquisar sobre os desafios relacionados à gestão e comercialização da água na América Latina, utilizando fontes diversas e confiáveis. O grupo de observadores irá acompanhar as pesquisas dos demais grupos. Organize o tempo e estimule a participação de todos.

  3. Etapa 3 - Preparação das argumentações

    Os grupos defensor e opositor terão 5 minutos cada para preparar suas argumentações, com base nas pesquisas realizadas. A banca julgadora irá preparar as perguntas que serão feitas aos grupos. Organize o tempo e estimule a participação de todos.

  4. Etapa 4 - Debate

    O grupo defensor terá 5 minutos para apresentar seus argumentos e o grupo opositor terá 5 minutos para apresentar seus contra-argumentos. Em seguida, a banca julgadora fará perguntas aos grupos. Repita essa dinâmica até que todos os grupos tenham apresentado seus argumentos e contra-argumentos.

  5. Etapa 5 - Discussão final

    Conduzia uma discussão final com os alunos, abordando os pontos mais relevantes do debate e fazendo uma reflexão sobre a importância da gestão e comercialização da água na América Latina.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    avalie a participação dos alunos durante o debate e a discussão final, considerando os critérios estabelecidos.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Finalize a atividade reforçando os principais pontos abordados e os objetivos alcançados.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e argumentação dos alunos.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Fomentar o pensamento crítico e reflexivo sobre a gestão e comercialização da água na América Latina.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante o debate.
  • Qualidade das pesquisas realizadas pelos grupos defensor e opositor.
  • Coerência e clareza das argumentações apresentadas pelos grupos.
  • Capacidade de resposta dos grupos às perguntas da banca julgadora.
  • Reflexão crítica sobre a importância da gestão e comercialização da água na América Latina.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e os objetivos da aula.
  • Dividir os alunos em grupos e explicar a dinâmica do debate.
  • Conduzir a discussão final e fazer uma reflexão sobre o tema.
  • Avaliar a participação dos alunos durante a aula.
  • Encerrar a aula de forma clara e objetiva.

Ações do aluno

  • Realizar pesquisas sobre os desafios relacionados à gestão e comercialização da água na América Latina.
  • Preparar argumentações com base nas pesquisas realizadas.
  • Participar ativamente do debate, apresentando argumentos e contra-argumentos.
  • Responder às perguntas da banca julgadora.
  • Refletir criticamente sobre a importância da gestão e comercialização da água na América Latina.