Aula sobre Recursos Hidricos Os Aquiferos

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Os recursos hídricos são fundamentais para a sobrevivência de todos os seres vivos e para o desenvolvimento humano. Os aquíferos, que são reservatórios subterrâneos de água doce que se acumulam em rochas porosas. O Aquífero Guarani é um exemplo de aquífero muito importante para a América Latina, pois abrange quatro países: Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. Discutir os desafios relacionados à gestão e comercialização da água é fundamental sobre esse tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula explicando o que são aquíferos e sua importância para a América Latina. Apresente exemplos de aquíferos, como o Guarani, que é um dos maiores do mundo, e a sua importância para a região. Divida os alunos em grupos e explique a dinâmica da rotação por estações. Distribua os materiais que serão utilizados em cada estação.

  2. Etapa 2 - Estação 1

    Na primeira estação, os alunos assistirão a um vídeo sobre a exploração dos aquíferos e as consequências da sua exploração excessiva. Em seguida, eles discutirão em grupo as principais ideias apresentadas no vídeo e como elas se relacionam com o tema da aula.

  3. Etapa 3 - Estação 2

    Na segunda estação, os alunos farão uma pesquisa sobre as bacias hidrográficas do rio da Prata, do Amazonas e do Orinoco. Eles irão identificar as principais características de cada bacia e discutir em grupo a importância dessas bacias para a América Latina.

  4. Etapa 4 - Estação 3

    Na terceira estação, os alunos farão uma atividade prática sobre a gestão dos aquíferos. Eles deverão simular a gestão de um aquífero e discutir em grupo as dificuldades e desafios relacionados a essa gestão.

  5. Etapa 5 - fechamento

    Reúna a turma e faça uma discussão geral sobre os temas abordados nas estações. Apresente exemplos práticos de gestão de aquíferos na América Latina e discuta as possíveis soluções para os desafios relacionados à gestão e comercialização da água.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Conclua a atividade destacando a importância da gestão adequada dos aquíferos e incentivando os alunos a se engajarem na preservação desses recursos hídricos.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos durante as atividades desenvolvidas nas estações.

    Observação: as quatro estações acontecem simultaneamente. Ao final do tempo estabelecido para cada estação (15 ou 20 minutos), os estudantes mudam de estação. Ao final todos os estudantes passarão por todas as estações.


Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar a importância dos principais recursos hídricos da América Latina.
  • Discutir os desafios relacionados à gestão e comercialização da água.
  • Promover o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Compreensão dos conceitos e temas abordados na aula.
  • Habilidade dos alunos em discutir e argumentar sobre os desafios relacionados à gestão e comercialização da água.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Promover a discussão e o debate sobre os temas abordados na aula.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.
  • Discutir e argumentar sobre os temas abordados na aula.