Aula sobre Recursos Hidricos Os Aquiferos

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Os recursos hídricos são fundamentais para a sobrevivência de todos os seres vivos e para o desenvolvimento humano. Os aquíferos, que são reservatórios subterrâneos de água doce que se acumulam em rochas porosas. O Aquífero Guarani é um exemplo de aquífero muito importante para a América Latina, pois abrange quatro países: Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. Discutir os desafios relacionados à gestão e comercialização da água é fundamental sobre esse tema.

  1. Etapa 1 - Preparação

    Prepare um material de estudo sobre o tema, que pode ser um texto, um vídeo, podcast ou uma apresentação. O material será distribuído aos estudantes com antecedência, para que eles possam estudá-lo em casa.

  2. Etapa 2 - Estudo em casa

    Os estudantes acessam e estudam o material preparado previamente e fazem anotações. Solicite que destaquem os pontos principais estudados, pensem em exemplos práticos que possam ilustrar o tema, e anotem as dúvidas.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Na sala de aula (momento síncrono), divida os estudantes em grupos e oriente a discussão do material estudado previamente. Cada grupo organiza um exemplo prático para apresentar à classe. Sugestão, criar um mapa conceitual.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais

    Cada grupo irá apresentar o seu mapa conceitual para a turma, explicando a ideia central e as sub-ideias desenvolvidas. Avalie a compreensão dos alunos sobre o tema e as habilidades de organização e apresentação das informações.

  5. Etapa 5 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos de aquíferos, como o guarani e sobre a gestão e uso da água pelos países onde o aquífero se localiza.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir em grupo sobre os exemplos práticos apresentados pelo professor, relacionando-os com as informações apresentadas no mapa conceitual.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão reforçando os pontos principais do tema e incentive os estudantes a continuarem estudando e refletindo sobre os recursos hídricos, aquíferos e gestão da água em seus diferentes aspectos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de analisar a importância dos principais recursos hídricos da América Latina.
  • Estimular a pesquisa e a organização de informações.
  • Promover a discussão em grupo e a reflexão sobre o tema.

Critérios de avaliação

  • Qualidade do mapa conceitual criado pelos alunos.
  • Participação e engajamento dos alunos durante a aula.
  • Capacidade de análise e reflexão sobre o tema.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e a metodologia da aula.
  • Orientar os alunos na pesquisa e criação do mapa conceitual.
  • Promover a discussão em grupo e a reflexão sobre o tema.

Ações do aluno

  • Estudar em casa o material elaborado e fazer anotações.
  • Pesquisar sobre os principais aquíferos da América Latina.
  • Criar um mapa conceitual sobre o tema.
  • Participar da discussão em grupo e da reflexão sobre o tema.