Aula sobre Redes De Transporte Do Brasil

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A rede de transporte é um conjunto de meios de transporte que interligam diferentes pontos de um território. No Brasil, a rede de transporte é composta por rodovias, ferrovias, hidrovias e aerovias. O objetivo da atividade é que os alunos possam analisar a influência e o papel das redes de transporte e comunicação na configuração do território brasileiro.

  1. Etapa 1 - Entender

    O professor irá apresentar aos alunos os diferentes tipos de redes de transporte existentes no Brasil, suas características e importância para o desenvolvimento econômico e social do país. Serão utilizados mapas, gráficos e imagens para ilustrar as informações.

  2. Etapa 2 - Divisão da turma em grupos

    Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos.

  3. Etapa 3 - Esboçar

    Os alunos devem esboçar, em uma folha de papel, um mapa da rede de transporte brasileira, destacando as principais rodovias, ferrovias, hidrovias e aerovias.

  4. Etapa 4 - Decidir

    Cada grupo deverá apresentar seu mapa e justificar as escolhas feitas. Em conjunto, decidirão qual é o mapa mais completo e coerente.

  5. Etapa 5 - Prototipar

    O grupo vencedor irá prototipar seu mapa em uma folha de papel maior, utilizando cores e símbolos para destacar as diferentes redes de transporte.

  6. Etapa 6 - Testar

    O grupo vencedor irá apresentar seu mapa para a turma e explicar as escolhas feitas. Os demais grupos deverão avaliar o mapa e fazer perguntas. O professor irá mediar uma discussão para que os alunos possam avaliar a qualidade do trabalho apresentado.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Ao final das apresentações, faça uma conclusão e reflexão sobre a importância das redes de transporte e comunicação na configuração do território brasileiro.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise e síntese dos alunos.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de trabalho em equipe.
  • Desenvolver a habilidade de comunicação oral e escrita.
  • Desenvolver a capacidade de avaliação crítica.

Critérios de avaliação

  • Coerência e completude das informações apresentadas no mapa.
  • Criatividade e originalidade na escolha dos símbolos e cores.
  • Qualidade da apresentação oral e capacidade de responder perguntas.
  • Participação ativa e colaborativa em todas as etapas da atividade.

Ações do professor

  • Apresentar os conceitos básicos sobre redes de transporte.
  • Mediar as discussões em sala de aula.
  • Auxiliar os alunos na organização das informações e na escolha dos materiais.
  • Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedbacks construtivos.
  • Estimular a participação ativa e colaborativa de todos os alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente de todas as etapas da atividade.
  • Trabalhar em equipe e colaborar com os colegas.
  • Utilizar a criatividade e a originalidade na escolha dos símbolos e cores.
  • Apresentar o mapa de forma clara e objetiva.
  • Avaliar criticamente o trabalho dos colegas e fornecer feedbacks construtivos.