Aula sobre Redes De Transporte Do Brasil

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A rede de transporte do Brasil é um tema importante para entendermos como o país se desenvolveu e se conectou interna e externamente. É por meio dela que as pessoas, as mercadorias e as informações circulam pelo território nacional. A metodologia ativa Design Thinking será utilizada para que os alunos entendam as necessidades e desejos dos usuários da rede de transporte. Para isso, serão apresentados exemplos práticos de como a rede de transporte pode influenciar a vida das pessoas, como o tempo de deslocamento, custo, conforto, segurança e acessibilidade.

  1. Etapa 1 - Apresentação

    Inicie a aula apresentando o tema "Redes de transporte do Brasil" e explique a importância da rede de transporte para o país. Serão apresentados exemplos práticos de como a rede de transporte pode influenciar a vida das pessoas, como o tempo de deslocamento, custo, conforto, segurança e acessibilidade.

  2. Etapa 2 - Mapa de empatia

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas. Cada grupo escolherá um usuário da rede de transporte (ex: trabalhador, estudante, turista, idoso, pessoa com deficiência) e, utilizando a metodologia Design Thinking, criarão um mapa de empatia para entender as necessidades e desejos dos usuários da rede de transporte.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Cada grupo apresentará o seu mapa de empatia para a turma e será feita uma discussão sobre as necessidades e desejos dos usuários da rede de transporte.

  4. Etapa 4 - Redes de transporte

    Apresente os diferentes tipos de redes de transporte existentes no Brasil (rodoviário, ferroviário, aéreo, hidroviário) e suas características.

  5. Etapa 5 - Análise da rede de transporte

    Os alunos, em grupos, farão uma análise da rede de transporte do Brasil, identificando seus pontos positivos e negativos, bem como as necessidades e desejos dos usuários.

  6. Etapa 6 - Propostas de melhoria

    Cada grupo apresentará uma proposta de melhoria para a rede de transporte do Brasil, considerando as necessidades e desejos dos usuários.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão da aula, ressaltando a importância da rede de transporte para o desenvolvimento do país e a necessidade de se pensar em soluções para melhorar a qualidade da rede de transporte.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em "Analisar a influência e o papel das redes de transporte e comunicação na configuração do território brasileiro."
  • Estimular a criatividade e a inovação por meio da metodologia Design Thinking.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos de trabalhar em grupo e apresentar propostas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Habilidade em analisar a rede de transporte do Brasil e identificar suas necessidades e desejos dos usuários.
  • Criatividade e inovação na apresentação das propostas de melhoria.
  • Coerência e clareza na apresentação das propostas.
  • Trabalho em equipe.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a importância da rede de transporte para o país.
  • Orientar os alunos na criação do mapa de empatia.
  • Apresentar os diferentes tipos de redes de transporte existentes no Brasil e suas características.
  • Orientar a análise da rede de transporte do Brasil e na identificação de suas necessidades e desejos dos usuários.
  • Dar feedbacks construtivos sobre as propostas apresentadas pelos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Criar um mapa de empatia para entender as necessidades e desejos dos usuários da rede de transporte.
  • Analisar a rede de transporte do Brasil e identificar seus pontos positivos e negativos, bem como as necessidades e desejos dos usuários.
  • Apresentar uma proposta de melhoria para a rede de transporte do Brasil, considerando as necessidades e desejos dos usuários.
  • Trabalhar em grupo e apresentar as propostas de forma clara e coerente.