Aula sobre Redes De Transporte Do Brasil

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A rede de transporte é um tema importante da Geografia, pois influencia diretamente na configuração do território brasileiro. Através da gamificação, os alunos poderão criar um jogo para registrar as informações sobre as redes de transporte do Brasil, tornando o aprendizado mais dinâmico e divertido. O objetivo desta aula é desenvolver a habilidade em analisar a influência e o papel das redes de transporte e comunicação na configuração do território brasileiro.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula explicando o que são redes de transporte e sua importância para o desenvolvimento do país.

  2. Etapa 2 - Criação dos grupos

    O professor deve dividir a turma em grupos de 4 ou 5 alunos e explicar que cada grupo irá criar um jogo sobre as redes de transporte do Brasil.

  3. Etapa 3 - Mapa de registro

    O professor deve explicar cada campo do mapa de registro e ajudar os alunos a definirem as informações que serão preenchidas em cada um.

  4. Etapa 4 - Pesquisa

    Os grupos devem realizar uma pesquisa sobre as redes de transporte do Brasil e utilizar as informações obtidas para preencher o mapa de registro.

  5. Etapa 5 - Criação do jogo

    Com base nas informações preenchidas no mapa de registro, os grupos devem criar o jogo utilizando materiais disponíveis em sala de aula, como cartolinas, canetas coloridas, entre outros.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo deve apresentar seu jogo para a turma, explicando como ele funciona e como as informações sobre as redes de transporte do Brasil foram abordadas.

  7. Etapa 7 - Reflexão

    Finalize a aula realizando uma reflexão sobre a importância das redes de transporte para a configuração do território brasileiro.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar a influência e o papel das redes de transporte e comunicação na configuração do território brasileiro.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em grupo.
  • Aplicar a metodologia gamificação para tornar o aprendizado mais dinâmico e divertido.

Critérios de avaliação

  • Criatividade na criação do jogo.
  • Clareza na apresentação do jogo.
  • Correta utilização dos conceitos sobre as redes de transporte do Brasil.

Ações do professor

  • Explicar o que são redes de transporte e sua importância para o desenvolvimento do país.
  • Dividir a turma em grupos e explicar a metodologia gamificação.
  • Ajudar os alunos na pesquisa e criação do jogo.

Ações do aluno

  • Realizar pesquisa sobre as redes de transporte do Brasil.
  • Criar o jogo utilizando materiais disponíveis em sala de aula.
  • Apresentar o jogo para a turma.