Aula sobre Redes De Transporte Do Brasil

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A rede de transporte é um tema importante para entendermos a configuração do território brasileiro. As estradas, ferrovias, hidrovias e aeroportos são responsáveis pelo deslocamento de pessoas, produtos e serviços em todo o país. Além disso, a rede de transporte tem um papel fundamental na economia, pois influencia diretamente na produção, distribuição e consumo de bens e serviços.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie aula fazendo uma breve explanação sobre a importância da rede de transporte no Brasil, elucidando seu papel fundamental na economia do país.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    O professor deve dividir a turma em grupos de 4 a 5 alunos. Cada grupo receberá um subtópico relacionado à rede de transporte no Brasil como, por exemplo, "Estradas", "Ferrovias", "Hidrovias" e "Aeroportos".

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Cada grupo deve realizar uma pesquisa sobre o seu subtópico, buscando informações sobre a história, importância, problemas e soluções relacionados à rede de transporte no Brasil. O professor pode disponibilizar materiais de apoio, como livros, artigos e vídeos.

  4. Etapa 4 - Debate

    Os grupos devem apresentar suas pesquisas e debater sobre as informações encontradas. O professor deve mediar o debate, incentivando a participação de todos e garantindo que as informações sejam relevantes e precisas.

  5. Etapa 5 - Avaliação por rubrica

    Cada grupo deve criar um modelo de avaliação por rubrica para avaliar o seu próprio trabalho e o trabalho dos outros grupos.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Cada grupo deve apresentar o seu modelo de avaliação por rubrica e justificar as notas atribuídas aos outros grupos.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma breve conclusão sobre a importância da rede de transporte no Brasil e agradeça a participação dos alunos na atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar a influência e o papel das redes de transporte e comunicação na configuração do território brasileiro.
  • Estimular a pesquisa e o debate em grupo.
  • Desenvolver a capacidade de avaliação crítica.

Critérios de avaliação

  • Relevância das informações pesquisadas.
  • Participação no debate em grupo.
  • Objetividade e coerência na criação do modelo de avaliação por rubrica.
  • Justificativas claras e coerentes na apresentação do modelo.
  • Participação geral na atividade.

Ações do professor

  • Mediar o debate em grupo.
  • Orientar na criação do modelo de avaliação por rubrica.
  • Mediar a apresentação dos modelos.
  • Estimular a participação de todos na atividade.
  • Garantir que as informações sejam relevantes e precisas.

Ações do aluno

  • Realizar pesquisa sobre o subtópico atribuído ao grupo.
  • Participar do debate em grupo.
  • Criar o modelo de avaliação por rubrica.
  • Justificar as notas atribuídas aos outros grupos na apresentação do modelo.
  • Participar ativamente de toda a atividade.