Aula sobre Redes De Transporte Do Brasil
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
A rede de transporte é um tema importante para entendermos a configuração do território brasileiro. As estradas, ferrovias, hidrovias e aeroportos são responsáveis pelo deslocamento de pessoas, produtos e serviços em todo o país. Além disso, a rede de transporte tem um papel fundamental na economia, pois influencia diretamente na produção, distribuição e consumo de bens e serviços.
Etapa 1 - Introdução
Inicie aula fazendo uma breve explanação sobre a importância da rede de transporte no Brasil, elucidando seu papel fundamental na economia do país.Etapa 2 - Divisão em grupos
O professor deve dividir a turma em grupos de 4 a 5 alunos. Cada grupo receberá um subtópico relacionado à rede de transporte no Brasil como, por exemplo, "Estradas", "Ferrovias", "Hidrovias" e "Aeroportos".Etapa 3 - Pesquisa
Cada grupo deve realizar uma pesquisa sobre o seu subtópico, buscando informações sobre a história, importância, problemas e soluções relacionados à rede de transporte no Brasil. O professor pode disponibilizar materiais de apoio, como livros, artigos e vídeos.Etapa 4 - Debate
Os grupos devem apresentar suas pesquisas e debater sobre as informações encontradas. O professor deve mediar o debate, incentivando a participação de todos e garantindo que as informações sejam relevantes e precisas.Etapa 5 - Avaliação por rubrica
Cada grupo deve criar um modelo de avaliação por rubrica para avaliar o seu próprio trabalho e o trabalho dos outros grupos.Etapa 6 - Apresentação
Cada grupo deve apresentar o seu modelo de avaliação por rubrica e justificar as notas atribuídas aos outros grupos.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma breve conclusão sobre a importância da rede de transporte no Brasil e agradeça a participação dos alunos na atividade.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar a influência e o papel das redes de transporte e comunicação na configuração do território brasileiro.
- Estimular a pesquisa e o debate em grupo.
- Desenvolver a capacidade de avaliação crítica.
Critérios de avaliação
- Relevância das informações pesquisadas.
- Participação no debate em grupo.
- Objetividade e coerência na criação do modelo de avaliação por rubrica.
- Justificativas claras e coerentes na apresentação do modelo.
- Participação geral na atividade.
Ações do professor
- Mediar o debate em grupo.
- Orientar na criação do modelo de avaliação por rubrica.
- Mediar a apresentação dos modelos.
- Estimular a participação de todos na atividade.
- Garantir que as informações sejam relevantes e precisas.
Ações do aluno
- Realizar pesquisa sobre o subtópico atribuído ao grupo.
- Participar do debate em grupo.
- Criar o modelo de avaliação por rubrica.
- Justificar as notas atribuídas aos outros grupos na apresentação do modelo.
- Participar ativamente de toda a atividade.