Aula sobre Redes De Transporte Do Brasil
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
Nesta aula, os alunos irão aprender sobre as redes de transporte do Brasil e o papel que elas desempenham na configuração do território brasileiro. Para contextualizar o tema, o professor pode apresentar exemplos práticos, como a importância das rodovias, ferrovias e hidrovias para o transporte de mercadorias e pessoas em diferentes regiões do país. O professor também pode explorar como a falta de infraestrutura de transporte pode afetar o desenvolvimento econômico e social de uma região.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula apresentando o tema e sua importância para a configuração do território brasileiro. Em seguida, o professor explica como a metodologia ativa Sala de Aula Invertida será utilizada nesta aula e distribui os materiais necessários para a atividade.Etapa 2 - Estudo prévio
Os alunos deverão estudar previamente o tema, pesquisando em livros, artigos e sites confiáveis sobre as redes de transporte do Brasil. O professor pode sugerir algumas fontes de pesquisa.Etapa 3 - Mapa conceitual
Os alunos devem criar um mapa conceitual sobre o tema, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias.Etapa 4 - Compartilhamento
Os alunos apresentam seus mapas conceituais para a turma, explicando suas ideias centrais e sub-ideias.Etapa 5 - Discussão em grupo
Os alunos se dividem em grupos de 4 a 5 pessoas para discutir as ideias apresentadas nos mapas conceituais.Etapa 6 - Síntese
Faça uma síntese sobre o tema, destacando as principais ideias apresentadas pelos alunos e reforçando a importância das redes de transporte para o desenvolvimento do país.Etapa 7 - Avaliação
O professor avalia a participação dos alunos na atividade e a qualidade dos mapas conceituais criados.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar a influência e o papel das redes de transporte na configuração do território brasileiro.
- Estimular a pesquisa e o estudo prévio dos alunos sobre o tema.
- Incentivar a participação ativa na construção do conhecimento.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo.
- Estimular a criatividade e a capacidade de síntese.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na atividade.
- Qualidade dos mapas conceituais.
- Coerência e clareza das ideias apresentadas pelos alunos.
- Capacidade de síntese e reflexão.
- Trabalho em grupo e colaboração entre os alunos.
Ações do professor
- Orientar os alunos na criação do mapa conceitual.
- Estimular a participação ativa dos alunos na atividade.
- Incentivar a pesquisa e o estudo prévio dos alunos sobre o tema.
- Orientar os grupos na discussão.
- Fazer uma síntese sobre o tema no final da aula.
Ações do aluno
- Estudar previamente o tema.
- Criar um mapa conceitual sobre o tema.
- Apresentar o mapa conceitual para a turma.
- Participar ativamente da discussão em grupo.
- Refletir sobre o papel das redes de transporte na configuração do território brasileiro.