Aula sobre Redes Sociais E Saude Mental

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


As redes sociais estão cada vez mais presentes na vida dos jovens e adolescentes, e muitos deles passam horas por dia navegando em aplicativos como Instagram, Facebook, TikTok, entre outros. No entanto, o uso excessivo dessas redes pode ter impactos negativos na saúde mental dos usuários, como ansiedade, depressão, baixa autoestima e até mesmo suicídio. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre os efeitos das redes sociais na saúde mental e como é possível utilizá-las de forma saudável. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Design Sprint, que consiste em um processo criativo de cinco etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar.

  1. Etapa 1 - Entender

    Apresente aos alunos os conceitos básicos sobre redes sociais e saúde mental, como o uso excessivo das redes pode afetar a saúde mental dos usuários e quais são os sinais de alerta para problemas de saúde mental. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos para discutir e compartilhar suas próprias experiências com as redes sociais e como elas afetam suas vidas.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Cada grupo irá criar um mapa mental ou uma lista com ideias para utilizar as redes sociais de forma saudável e consciente. Eles devem considerar aspectos como tempo de uso, conteúdo consumido e interações com outras pessoas.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Os grupos irão apresentar suas ideias e discutir em conjunto qual seria a melhor forma de utilizar as redes sociais de forma saudável. Eles devem chegar a um consenso sobre as melhores práticas a serem adotadas.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Cada grupo irá criar um protótipo de uma campanha de conscientização sobre o uso saudável das redes sociais. Eles devem utilizar recursos disponíveis, como imagens, vídeos, textos e hashtags. Oriente os grupos sobre como utilizar as ferramentas disponíveis.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os grupos irão apresentar suas campanhas e o restante da turma irá avaliar e dar feedback sobre as ideias apresentadas. Incentive a discussão e o debate sobre as diferentes abordagens.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise crítica sobre o uso das redes sociais na saúde mental dos usuários.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos na criação de soluções para problemas relacionados ao uso das redes sociais.
  • Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo e colaboração.
  • Desenvolver a habilidade de apresentação e comunicação oral.
  • Promover a conscientização sobre a importância da saúde mental e como as redes sociais podem afetá-la.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa durante todas as etapas do processo.
  • Qualidade e originalidade das ideias apresentadas pelos grupos.
  • Qualidade do protótipo criado pelos grupos.
  • Habilidade de comunicação e apresentação oral.

Ações do professor

  • Orientar os alunos sobre os conceitos básicos de redes sociais e saúde mental.
  • Estimular a participação ativa dos alunos durante todas as etapas do processo.
  • Fornecer feedback construtivo aos grupos.
  • Incentivar o debate e a discussão sobre as diferentes abordagens apresentadas pelos grupos.
  • Avaliar o desempenho dos alunos de acordo com os critérios estabelecidos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente de todas as etapas do processo.
  • Compartilhar suas experiências pessoais com as redes sociais.
  • Contribuir com ideias e sugestões para a criação de soluções para o problema.
  • Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.
  • Apresentar suas ideias e protótipos de forma clara e objetiva.