Aula sobre Redes Sociais E Saude Mental

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


Redes sociais são ferramentas cada vez mais presentes na vida dos estudantes, e é importante que eles saibam como utilizá-las de forma saudável. Nesta aula, vamos discutir sobre o impacto das redes sociais na saúde mental, e como podemos nos proteger de seus efeitos negativos. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Estudo de Caso, na qual os alunos serão divididos em grupos para analisar um problema relacionado ao tema, levantar dados, analisar o contexto, comparar informações e propor soluções. Ao final, os alunos deverão criar um infográfico para ser distribuído na comunidade, com informações importantes sobre o tema.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema, explicando a importância do assunto e como ele pode afetar a saúde mental dos estudantes. É importante que os alunos entendam que o uso excessivo das redes sociais pode levar a problemas como ansiedade, depressão e baixa autoestima.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos e escolha do tema

    Os alunos devem ser divididos em grupos e escolher um tema relacionado ao impacto das redes sociais na saúde mental. Alguns exemplos de temas podem ser: cyberbullying, comparação social, uso excessivo das redes sociais, entre outros.

  3. Etapa 3 - Identificação do problema

    Os grupos devem identificar o problema relacionado ao tema escolhido. Para isso, podem realizar pesquisas na internet, entrevistar pessoas reais, entre outras formas de coletar informações.

  4. Etapa 4 - Levantamento de dados

    Os grupos devem levantar dados sobre o problema identificado. Eles podem realizar pesquisas na internet, entrevistar pessoas reais, entre outras formas de coletar informações.

  5. Etapa 5 - Análise do contexto

    Os grupos devem analisar o contexto do problema, identificando suas causas e possíveis formas de prevenção. É importante que eles considerem diferentes perspectivas, como a dos usuários das redes sociais, dos pais e dos profissionais de saúde.

  6. Etapa 6 - Comparação

    Os grupos devem comparar os dados obtidos em entrevistas e pesquisas com dados oficiais, para identificar discrepâncias e possíveis fontes de erro.

  7. Etapa 7 - Soluções

    Os grupos devem propor soluções para o problema identificado. É importante que eles considerem formas de disseminar a informação e contribuir para a prevenção do problema.

  8. Etapa 8 - Criação do infográfico

    Os grupos devem criar um infográfico com as informações mais relevantes sobre o tema. Esse material deve servir de apoio ao estudo de caso realizado pelos estudantes.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e análise de dados
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos
  • Refletir sobre o impacto das redes sociais na saúde mental
  • Desenvolver a habilidade de comunicação através da criação de um infográfico

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na pesquisa e análise de dados
  • Criatividade e qualidade do infográfico produzido
  • Coerência e consistência das soluções propostas pelos grupos

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva
  • Orientar os alunos na pesquisa e análise de dados
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os grupos
  • Acompanhar o progresso dos grupos e fornecer feedbacks

Ações do aluno

  • Participar ativamente da pesquisa e análise de dados
  • Colaborar com os demais membros do grupo
  • Propor soluções criativas e efetivas para o problema identificado
  • Criar um infográfico claro e objetivo com as informações mais relevantes sobre o tema.