Aula sobre Redes Sociais E Saude Mental

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


As redes sociais têm se tornado cada vez mais presentes no cotidiano dos estudantes e, por isso, é importante discutir sobre seu uso e como ele pode afetar a saúde mental. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) para que os alunos possam desenvolver habilidades de análise crítica e reflexão sobre o tema. Apresentaremos exemplos práticos para que os estudantes possam entender como as redes sociais podem impactar na sua vida e como é importante saber utilizá-las de forma saudável.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema "Redes sociais e saúde mental" e abra espaço para que os alunos possam expor suas opiniões e dúvidas sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Divida a turma em 4 grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores. Explique as funções de cada grupo e distribua o material de apoio.

  3. Etapa 3 - Template de avaliação por rúbrica

    Cada grupo criará um template de avaliação por rúbrica contendo os critérios Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para os seguintes subtópicos:

    \- Impactos do uso excessivo de redes sociais na saúde mental;

    \- Benefícios do uso consciente de redes sociais para a saúde mental;

    \- Como utilizar as redes sociais de forma saudável.


  4. Etapa 4 - Debate crítico

    Os grupos apresentarão seus templates de avaliação por rúbrica e debaterão sobre os subtópicos propostos. Medie o debate e incentive os alunos a argumentarem com base em fatos e informações.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Faça uma síntese do debate e incentive os alunos a refletirem sobre a importância do uso consciente das redes sociais para a saúde mental.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de análise crítica e reflexão sobre o tema;
  • Incentivar o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos;
  • Estimular a argumentação com base em fatos e informações;
  • Promover a reflexão sobre a importância do uso consciente das redes sociais para a saúde mental;
  • Desenvolver a habilidade de criação de templates de avaliação por rúbrica.

Critérios de avaliação

  • Argumentação com base em fatos e informações;
  • Participação ativa no debate;
  • Criação de template de avaliação por rúbrica com critérios claros e objetivos;
  • Cooperação e colaboração no trabalho em grupo;
  • Reflexão e conclusão sobre a importância do uso consciente das redes sociais para a saúde mental.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e mediar o debate;
  • Estimular a argumentação com base em fatos e informações;
  • Incentivar a criação de templates de avaliação por rúbrica;
  • Fazer uma síntese do debate e promover a reflexão sobre o tema.

Ações do aluno

  • Participar ativamente do debate;
  • Criar um template de avaliação por rúbrica com critérios claros e objetivos;
  • Argumentar com base em fatos e informações;
  • Cooperar e colaborar no trabalho em grupo;
  • Refletir sobre a importância do uso consciente das redes sociais para a saúde mental.