Aula sobre Redes Sociais E Saude Mental
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
As redes sociais têm se tornado cada vez mais presentes no cotidiano dos estudantes e, por isso, é importante discutir sobre seu uso e como ele pode afetar a saúde mental. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) para que os alunos possam desenvolver habilidades de análise crítica e reflexão sobre o tema. Apresentaremos exemplos práticos para que os estudantes possam entender como as redes sociais podem impactar na sua vida e como é importante saber utilizá-las de forma saudável.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema "Redes sociais e saúde mental" e abra espaço para que os alunos possam expor suas opiniões e dúvidas sobre o assunto.Etapa 2 - Divisão em grupos
Divida a turma em 4 grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores. Explique as funções de cada grupo e distribua o material de apoio.Etapa 3 - Template de avaliação por rúbrica
Cada grupo criará um template de avaliação por rúbrica contendo os critérios Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para os seguintes subtópicos:\- Impactos do uso excessivo de redes sociais na saúde mental;
\- Benefícios do uso consciente de redes sociais para a saúde mental;
\- Como utilizar as redes sociais de forma saudável.
Etapa 4 - Debate crítico
Os grupos apresentarão seus templates de avaliação por rúbrica e debaterão sobre os subtópicos propostos. Medie o debate e incentive os alunos a argumentarem com base em fatos e informações.Etapa 5 - Conclusão
Faça uma síntese do debate e incentive os alunos a refletirem sobre a importância do uso consciente das redes sociais para a saúde mental.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de análise crítica e reflexão sobre o tema;
- Incentivar o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos;
- Estimular a argumentação com base em fatos e informações;
- Promover a reflexão sobre a importância do uso consciente das redes sociais para a saúde mental;
- Desenvolver a habilidade de criação de templates de avaliação por rúbrica.
Critérios de avaliação
- Argumentação com base em fatos e informações;
- Participação ativa no debate;
- Criação de template de avaliação por rúbrica com critérios claros e objetivos;
- Cooperação e colaboração no trabalho em grupo;
- Reflexão e conclusão sobre a importância do uso consciente das redes sociais para a saúde mental.
Ações do professor
- Apresentar o tema e mediar o debate;
- Estimular a argumentação com base em fatos e informações;
- Incentivar a criação de templates de avaliação por rúbrica;
- Fazer uma síntese do debate e promover a reflexão sobre o tema.
Ações do aluno
- Participar ativamente do debate;
- Criar um template de avaliação por rúbrica com critérios claros e objetivos;
- Argumentar com base em fatos e informações;
- Cooperar e colaborar no trabalho em grupo;
- Refletir sobre a importância do uso consciente das redes sociais para a saúde mental.