Aula sobre Redes Sociais E Saude Mental
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
As redes sociais são uma realidade presente na vida dos estudantes e podem influenciar diretamente na saúde mental deles. O uso excessivo dessas plataformas pode gerar ansiedade, depressão, baixa autoestima, entre outros problemas. Nesta aula, os alunos irão refletir sobre o uso das redes sociais e sua relação com a saúde mental. Para isso, será aplicada a metodologia ativa Rotação por estações, na qual eles participarão de atividades diferentes e complementares sobre o tema.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e explique a metodologia utilizada na aula. Em seguida, os alunos serão divididos em três grupos e encaminhados para as estações.Etapa 2 - Estação 1 - "A influência das redes sociais na saúde mental"
Nesta estação, os alunos irão assistir a um vídeo sobre a influência das redes sociais na saúde mental e, em seguida, responder a perguntas sobre o conteúdo. O objetivo é que eles compreendam os riscos do uso excessivo das redes sociais.Etapa 3 - Estação 2 - "Como identificar os sinais de alerta na saúde mental"
Nesta estação, os alunos irão aprender a identificar os sinais de alerta na saúde mental, como ansiedade, depressão e baixa autoestima. Eles também irão discutir sobre a importância de buscar ajuda profissional quando necessário.Etapa 4 - Estação 3 - "Como utilizar as redes sociais de forma saudável"
Nesta estação, os alunos irão aprender dicas de como utilizar as redes sociais de forma saudável, como limitar o tempo de uso, evitar comparações com outras pessoas e buscar conteúdos positivos. Eles também irão criar um post sobre o tema para compartilhar com os colegas.Etapa 5 - Conclusão
Os alunos retornarão para a sala de aula e terão a oportunidade de compartilhar o que aprenderam nas estações. Reforce a importância de utilizar as redes sociais de forma saudável e consciente.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de análise histórica sobre o uso da tecnologia na vida humana.
- Refletir sobre a influência das redes sociais na saúde mental.
- Aprender a identificar os sinais de alerta na saúde mental.
- Aprender dicas de como utilizar as redes sociais de forma saudável.
- Estimular a criatividade e a expressão dos alunos através da criação de um post.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades propostas.
- Compreensão dos riscos do uso excessivo das redes sociais na saúde mental.
- Identificação correta dos sinais de alerta na saúde mental.
- Criação de um post sobre o tema com conteúdo relevante e positivo.
- Reflexão sobre a importância de utilizar as redes sociais de forma saudável.
Ações do professor
- Explicar claramente a metodologia utilizada na aula.
- Orientar os alunos durante as atividades nas estações.
- Estimular a discussão e a reflexão sobre o tema.
- Reforçar a importância de utilizar as redes sociais de forma consciente e saudável.
- Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedback construtivo.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Demonstrar interesse e curiosidade sobre o tema.
- Respeitar as opiniões e ideias dos colegas durante as discussões.
- Criar um post sobre o tema com conteúdo relevante e positivo.
- Refletir sobre a importância de utilizar as redes sociais de forma saudável e consciente.