Aula sobre Redes Sociais E Saude Mental

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


As redes sociais se tornaram parte integrante da vida cotidiana de muitos jovens. Embora essas plataformas possam ser úteis para se conectar com amigos e familiares, elas também podem ter um impacto significativo na saúde mental dos usuários, especialmente dos adolescentes. Nesta aula, abordaremos como as redes sociais podem afetar a saúde mental dos jovens e como eles podem utilizar essas plataformas de forma positiva e consciente. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um mapa conceitual sobre o tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula perguntando aos alunos o que eles pensam sobre o uso de redes sociais e como elas podem afetar sua saúde mental. Em seguida, apresente exemplos de como as redes sociais podem ser usadas para disseminar informações falsas ou prejudicar a autoestima dos usuários.

  2. Etapa 2 - Vídeo aula

    Os alunos assistirão a um vídeo curto sobre o impacto das redes sociais na saúde mental dos adolescentes. O vídeo apresentará dados e estudos sobre o assunto.

  3. Etapa 3 - Mapa conceitual

    Os alunos criarão um mapa conceitual sobre o tema, utilizando a metodologia da Sala de Aula Invertida. Eles deverão escolher uma ideia central (por exemplo: "Redes sociais e saúde mental") e oito sub-ideias, com dois níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Forneça exemplos para ajudar os alunos a desenvolverem o mapa conceitual.

    Exemplos: ansiedade, solidão, baixa autoestima, dependência.


  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os alunos dividirão em grupos para discutir seus mapas conceituais e compartilhar suas ideias. Oriente a discussão e forneça feedback.

  5. Etapa 5 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos de como os alunos podem utilizar as redes sociais de forma positiva e consciente. Isso pode incluir dicas para evitar a exposição excessiva às redes sociais, como limitar o tempo gasto em plataformas ou seguir contas que promovam uma imagem positiva do corpo.

  6. Etapa 6 - Reflexão

    Os alunos farão uma reflexão sobre o que aprenderam na aula e como podem aplicar essas informações em suas próprias vidas.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie a participação dos alunos na criação do mapa conceitual e na discussão em grupo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de análise crítica sobre o uso de tecnologia e redes sociais.
  • Estimular a criatividade e o pensamento reflexivo dos alunos.
  • Promover a conscientização sobre o impacto das redes sociais na saúde mental dos adolescentes.
  • Encorajar a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Desenvolver habilidades de comunicação oral e escrita.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do mapa conceitual e na discussão em grupo.
  • Habilidade de identificar e analisar os efeitos das redes sociais na saúde mental.
  • Capacidade de aplicar informações aprendidas em situações práticas.
  • Habilidade de comunicar oralmente e por escrito suas ideias e reflexões.
  • Capacidade de trabalhar em equipe e colaborar com seus colegas.

Ações do professor

  • Orientar e auxiliar os alunos na criação do mapa conceitual.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
  • Fornecer exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
  • Avaliar a participação dos alunos na aula e fornecer feedback construtivo.
  • Estimular a reflexão crítica sobre o uso de redes sociais e sua relação com a saúde mental.

Ações do aluno

  • Participar ativamente na criação do mapa conceitual.
  • Contribuir com ideias e opiniões na discussão em grupo.
  • Refletir sobre sua própria relação com as redes sociais e como podem utilizá-las de forma consciente e positiva.
  • Aplicar as informações aprendidas em situações práticas.
  • Trabalhar em equipe e colaborar com seus colegas.