Aula sobre Reducao De Poligonos E Figuras

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A redução e ampliação de polígonos e figuras é um tema importante na Matemática, pois permite que os estudantes compreendam como as figuras podem ser transformadas em diferentes tamanhos. Essa habilidade é fundamental para a compreensão de conceitos mais avançados, como escalas e proporções. Além disso, a redução e ampliação de figuras é uma habilidade que pode ser aplicada em diversas áreas, como arquitetura, design gráfico e engenharia. Nesta aula, os alunos irão desenvolver a habilidade de realizar transformações de polígonos representados no plano cartesiano, decorrentes da multiplicação das coordenadas de seus vértices por um número inteiro.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula e explique a importância da redução e ampliação de polígonos e figuras. Serão apresentados exemplos práticos de como essa habilidade pode ser aplicada no cotidiano dos estudantes.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos irão criar um mapa de empatia, dividido em campos como "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Eles devem pensar em um personagem que utiliza a ampliação e redução de polígonos e figuras em sua rotina (tal como um engenheiro) e preencher cada campo com informações relevantes. Após a criação dos mapas, peça para os alunos compartilharem o que descobriram com outros colegas.

  3. Etapa 3 - Identificação dos polígonos

    Os alunos irão identificar os polígonos que serão reduzidos ou ampliados. Eles irão desenhar os polígonos no plano cartesiano e identificar as coordenadas dos vértices. Acompanhe os alunos e tire dúvidas.

  4. Etapa 4 - Realização das transformações

    Os alunos irão realizar as transformações dos polígonos, multiplicando as coordenadas dos vértices por um número inteiro. Eles irão desenhar os novos polígonos no plano cartesiano e comparar com os originais. Apoie na resolução da atividade e nas dúvidas que surgirem.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir em grupo as transformações realizadas e como elas afetam as características dos polígonos, como área e perímetro.

  6. Etapa 6 - Aplicação prática

    Os alunos irão aplicar a habilidade de redução e ampliação de polígonos em situações práticas, como a criação de um mapa de um bairro ou a planta de uma casa. Circule pela turma, acompanhe a atividade e peça aos alunos para registrarem suas resoluções em uma folha à parte, de maneira que possa recolher ao final da aula para corrigir e avaliar.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula reforçando os conceitos aprendidos e incentivando os alunos a aplicarem a habilidade em outras situações.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de realizar transformações de polígonos representados no plano cartesiano, decorrentes da multiplicação das coordenadas de seus vértices por um número inteiro.
  • Estimular a criatividade e a resolução de problemas por meio da metodologia ativa Design Thinking.
  • Promover a colaboração e o trabalho em grupo.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de identificar os polígonos e suas coordenadas.
  • Habilidade de realizar as transformações de forma correta.
  • Participação ativa nas discussões em grupo.
  • Aplicação prática da habilidade em situações reais.
  • Criatividade e inovação na resolução de problemas.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e os exemplos práticos.
  • Orientar os alunos na criação do mapa de empatia.
  • Auxiliar os alunos na identificação dos polígonos e na realização das transformações.
  • Estimular a participação ativa nas discussões em grupo.
  • Incentivar a aplicação prática da habilidade em situações reais.

Ações do aluno

  • Criar o mapa de empatia.
  • Identificar os polígonos e suas coordenadas.
  • Realizar as transformações de forma correta.
  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Aplicar a habilidade em situações práticas.