Aula sobre Reducao De Poligonos E Figuras

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


A redução e ampliação de polígonos e figuras é um tema importante na Matemática, pois permite que os estudantes compreendam como é possível alterar o tamanho de uma figura sem alterar sua forma. Essa habilidade é muito útil em diversas áreas, como na arquitetura, na engenharia e na produção de objetos em escala. O objetivo aqui é que os alunos aprendam a realizar transformações de polígonos representados no plano cartesiano, decorrentes da multiplicação das coordenadas de seus vértices por um número inteiro.

  1. Etapa 1 - Check-in

    Inicie a aula com um check-in, perguntando aos alunos o que sabem sobre ampliação e redução de polígonos e figuras. O objetivo é identificar o conhecimento prévio dos alunos e entender quais são as principais dúvidas. Aproveite este momento para apresentar o modelo de registro de aprendizagem aos alunos, o qual deve conter os campos ‘Check-in’ e ‘Check-out’, além de espaço para anotações sobre o conteúdo. Incentive os alunos a registrarem suas dúvidas, aprendizados e reflexões ao longo da aula, a começar pelo que já sabem e gostariam de saber sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Ampliação de figuras

    Apresente exemplos de ampliação de figuras no plano cartesiano, utilizando a multiplicação das coordenadas de seus vértices por um número inteiro. Os alunos deverão realizar a ampliação de algumas figuras em seus modelos de registro de aprendizagem.

  3. Etapa 3 - Redução de figuras

    O professor apresentará exemplos de redução de figuras no plano cartesiano, utilizando a multiplicação das coordenadas de seus vértices por um número inteiro menor que 1. Os alunos deverão realizar a redução de algumas figuras em seus modelos de registro de aprendizagem.

  4. Etapa 4 - Transformações combinadas

    Apresente exemplos de transformações combinadas, ou seja, ampliação e redução de figuras em sequência. Os alunos deverão realizar algumas transformações combinadas em seus modelos de registro de aprendizagem.

  5. Etapa 5 - Aplicação prática

    Os alunos deverão aplicar o que aprenderam em um exercício prático, no qual deverão ampliar ou reduzir uma figura no plano cartesiano e calcular suas novas coordenadas. Auxilie os alunos na resolução do exercício.

  6. Etapa 6 - Socialização

    Os alunos apresentarão seus modelos de registro de aprendizagem e o exercício prático realizado. Acompanhe as apresentações, corrija os exercícios e tire dúvidas.

  7. Etapa 7 - Check-out e finalização

    Os alunos farão o Check-out em seus modelos de registro de aprendizagem, registrando o que aprenderam e o que ainda têm dúvidas. Aproveite e faça um resumo da aula e tire as dúvidas pendentes dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em realizar transformações de polígonos no plano cartesiano.
  • Estimular a criatividade e a autonomia dos alunos na construção de seus modelos de registro de aprendizagem.
  • Promover a interação e a colaboração entre os alunos na socialização dos resultados.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em realizar as transformações de polígonos no plano cartesiano.
  • Qualidade dos modelos de registro de aprendizagem construídos pelos alunos.
  • Participação dos alunos na socialização dos resultados.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
  • Auxiliar os alunos na resolução do exercício prático.
  • Fazer uma síntese dos principais pontos abordados na aula.

Ações do aluno

  • Criar um modelo de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out.
  • Realizar as transformações de polígonos no plano cartesiano em seus modelos de registro de aprendizagem.
  • Apresentar seus modelos de registro de aprendizagem e o exercício prático realizado.