Aula sobre Reducao De Poligonos E Figuras

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A redução e ampliação de polígonos e figuras é um tema importante na Matemática, pois permite que os estudantes compreendam como é possível alterar o tamanho de uma figura sem alterar sua forma. Essa habilidade é fundamental em diversas áreas, como na arquitetura, na engenharia e na produção de objetos em escala. O objetivo aqui é que os alunos aprendam a realizar transformações de polígonos representados no plano cartesiano, decorrentes da multiplicação das coordenadas de seus vértices por um número inteiro.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e o contextualize com exemplos práticos, como a redução e ampliação de plantas de casas, mapas e objetos em escala. Em seguida, explique a metodologia ativa Gamificação e como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de registro

    Os alunos irão criar um mapa de registro contendo os seguintes campos: nome e objetivo do jogo, desafios e níveis, esquema de recompensas, informações para o usuário final e por qual motivo o jogo é engajante e, consequentemente, um sucesso. Oriente-os na criação do mapa e disponibilize materiais para poderem desenvolver suas ideias.

  3. Etapa 3 - Criação do jogo

    Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e peça para cada grupo criar seu jogo, utilizando cartolinas, canetas coloridas e outros materiais disponíveis em sala de aula. Eles deverão criar 8 cartas de perguntas e 8 cartas de respostas. Deixe claro que os alunos precisam descrever as regras do jogo, os níveis e o esquema de recompensas.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos jogos

    Os alunos irão apresentar seus jogos para a turma, explicando como eles funcionam e como é possível aplicar a redução e ampliação de polígonos e figuras em cada um deles. Avalie a criatividade e a aplicação do tema em cada jogo.

  5. Etapa 5 - Teste dos jogos e socialização

    Após a apresentação dos jogos, estimule os alunos a jogarem os jogos dos outros grupos. Aproveite também para conduzir uma sessão de compartilhamento em grupo sobre o conteúdo e a aplicabilidade do mesmo.

  6. Etapa 6 - Exercícios práticos

    Os alunos irão realizar exercícios práticos de redução e ampliação de polígonos e figuras no plano cartesiano, utilizando as coordenadas dos vértices e multiplicando-as por um número inteiro. Auxilie-os na resolução dos exercícios, avaliando a compreensão deles em relação ao tema.

  7. Etapa 7 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir em grupo sobre a importância da redução e ampliação de polígonos e figuras no cotidiano e como essa habilidade pode ser aplicada em diversas áreas. Medie a discussão e avalie a participação dos alunos.

  8. Etapa 8 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a aula, reforçando os principais pontos abordados e a importância da habilidade desenvolvida. Os alunos irão avaliar a metodologia utilizada e dar sugestões para aprimorá-la em futuras aulas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em realizar transformações de polígonos representados no plano cartesiano, decorrentes da multiplicação das coordenadas de seus vértices por um número inteiro.
  • Estimular a criatividade e a participação dos alunos na criação de jogos educativos.
  • Promover a discussão em grupo e a reflexão sobre a importância da habilidade desenvolvida no cotidiano.

Critérios de avaliação

  • Criatividade na criação do jogo educativo.
  • Compreensão e aplicação correta da redução e ampliação de polígonos e figuras.
  • Participação na discussão em grupo.
  • Organização e clareza na apresentação do jogo educativo.
  • Sugestões para aprimorar a metodologia utilizada.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema e apresentar exemplos práticos.
  • Orientar os alunos na criação do mapa de registro.
  • Avaliar a criatividade e a aplicação do tema em cada jogo.
  • Auxiliar os alunos na resolução dos exercícios práticos.
  • Mediar a discussão em grupo.

Ações do aluno

  • Criar um mapa de registro do jogo.
  • Apresentar o jogo educativo para a turma.
  • Realizar exercícios práticos de redução e ampliação de polígonos e figuras no plano cartesiano.
  • Participar da discussão em grupo.
  • Avaliar a metodologia utilizada e dar sugestões para aprimorá-la em futuras aulas.