Aula sobre Reducao De Poligonos E Figuras
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
A redução e ampliação de polígonos e figuras é um tema importante na Matemática, pois permite que os estudantes compreendam como é possível alterar o tamanho de uma figura sem alterar sua forma. Essa habilidade é fundamental em diversas áreas, como na arquitetura, na engenharia e na produção de objetos em escala. O objetivo aqui é que os alunos aprendam a realizar transformações de polígonos representados no plano cartesiano, decorrentes da multiplicação das coordenadas de seus vértices por um número inteiro.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e o contextualize com exemplos práticos, como a redução e ampliação de plantas de casas, mapas e objetos em escala. Em seguida, explique a metodologia ativa Gamificação e como ela será aplicada na aula.Etapa 2 - Criação do mapa de registro
Os alunos irão criar um mapa de registro contendo os seguintes campos: nome e objetivo do jogo, desafios e níveis, esquema de recompensas, informações para o usuário final e por qual motivo o jogo é engajante e, consequentemente, um sucesso. Oriente-os na criação do mapa e disponibilize materiais para poderem desenvolver suas ideias.Etapa 3 - Criação do jogo
Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e peça para cada grupo criar seu jogo, utilizando cartolinas, canetas coloridas e outros materiais disponíveis em sala de aula. Eles deverão criar 8 cartas de perguntas e 8 cartas de respostas. Deixe claro que os alunos precisam descrever as regras do jogo, os níveis e o esquema de recompensas.Etapa 4 - Apresentação dos jogos
Os alunos irão apresentar seus jogos para a turma, explicando como eles funcionam e como é possível aplicar a redução e ampliação de polígonos e figuras em cada um deles. Avalie a criatividade e a aplicação do tema em cada jogo.Etapa 5 - Teste dos jogos e socialização
Após a apresentação dos jogos, estimule os alunos a jogarem os jogos dos outros grupos. Aproveite também para conduzir uma sessão de compartilhamento em grupo sobre o conteúdo e a aplicabilidade do mesmo.Etapa 6 - Exercícios práticos
Os alunos irão realizar exercícios práticos de redução e ampliação de polígonos e figuras no plano cartesiano, utilizando as coordenadas dos vértices e multiplicando-as por um número inteiro. Auxilie-os na resolução dos exercícios, avaliando a compreensão deles em relação ao tema.Etapa 7 - Discussão em grupo
Os alunos irão discutir em grupo sobre a importância da redução e ampliação de polígonos e figuras no cotidiano e como essa habilidade pode ser aplicada em diversas áreas. Medie a discussão e avalie a participação dos alunos.Etapa 8 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre a aula, reforçando os principais pontos abordados e a importância da habilidade desenvolvida. Os alunos irão avaliar a metodologia utilizada e dar sugestões para aprimorá-la em futuras aulas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em realizar transformações de polígonos representados no plano cartesiano, decorrentes da multiplicação das coordenadas de seus vértices por um número inteiro.
- Estimular a criatividade e a participação dos alunos na criação de jogos educativos.
- Promover a discussão em grupo e a reflexão sobre a importância da habilidade desenvolvida no cotidiano.
Critérios de avaliação
- Criatividade na criação do jogo educativo.
- Compreensão e aplicação correta da redução e ampliação de polígonos e figuras.
- Participação na discussão em grupo.
- Organização e clareza na apresentação do jogo educativo.
- Sugestões para aprimorar a metodologia utilizada.
Ações do professor
- Contextualizar o tema e apresentar exemplos práticos.
- Orientar os alunos na criação do mapa de registro.
- Avaliar a criatividade e a aplicação do tema em cada jogo.
- Auxiliar os alunos na resolução dos exercícios práticos.
- Mediar a discussão em grupo.
Ações do aluno
- Criar um mapa de registro do jogo.
- Apresentar o jogo educativo para a turma.
- Realizar exercícios práticos de redução e ampliação de polígonos e figuras no plano cartesiano.
- Participar da discussão em grupo.
- Avaliar a metodologia utilizada e dar sugestões para aprimorá-la em futuras aulas.