Aula sobre Reducao De Poligonos E Figuras

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A redução e ampliação de polígonos e figuras é um tema importante na Matemática, pois permite que os alunos compreendam como é possível alterar o tamanho de uma figura sem alterar sua forma. Essa habilidade é muito útil em diversas áreas, como na arquitetura, na engenharia e na produção de objetos em escala. O objetivo aqui é que os alunos aprendam a realizar transformações de polígonos representados no plano cartesiano, decorrentes da multiplicação das coordenadas de seus vértices por um número inteiro.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique como a redução e ampliação de polígonos e figuras é importante na Matemática e em outras áreas. Pergunte aos alunos se eles sabem outros exemplos e usos do dia a dia que envolvem este tema. Em seguida, comente como a metodologia Rotação por estações irá funcionar na aula.

  2. Etapa 2 - Rotação por estações

    Divida a turma em grupos de no máximo 4 a 5 alunos e peça para que cada grupo vá para uma estação. Em cada estação, os alunos irão realizar uma atividade diferente sobre redução e ampliação de polígonos e figuras. Importante que cada grupo passe por todas as estações. As atividades podem ser:

    Estação 1 - Ampliação

    Nesta estação, os alunos irão ampliar figuras no plano cartesiano. Para isso, forneça figuras para que os alunos possam ampliar, utilizando a multiplicação das coordenadas de seus vértices por um número inteiro. Disponibilize também uma ficha com um resumo sobre o assunto da aula, exemplos práticos e didáticos que auxiliem os alunos na resolução das atividades e um espaço para os alunos registrarem seu resultados em cada etapa. Não deixe de acompanhar a atividade e sanar dúvidas.

    Estação 2 - Redução

    Já nesta estação, os alunos irão trabalhar com a redução de figuras no plano cartesiano. Disponibilize figuras para que os alunos possam reduzir, utilizando a multiplicação das coordenadas de seus vértices por um número inteiro. Forneça também uma ficha com um resumo sobre o assunto da aula, exemplos práticos e didáticos que auxiliem os alunos na resolução das atividades e um espaço para os alunos registrarem seu resultados em cada etapa. Não deixe de acompanhar a atividade e sanar dúvidas.

    Estação 3 - Aplicação

    Nesta estação, os alunos irão aplicar o que aprenderam nas estações anteriores. Para isso, forneça figuras para que os alunos possam ampliar e reduzir, utilizando a multiplicação das coordenadas de seus vértices por um número inteiro. Os alunos deverão registrar as transformações realizadas e explicar como elas foram feitas.


  3. Etapa 3 - Socialização

    Os grupos irão se reunir e apresentar as transformações realizadas nas estações. Medie a discussão e ajude os alunos a compreenderem as transformações realizadas pelos outros grupos. Faça perguntas e estimule os demais alunos a fazerem também.

  4. Etapa 4 - Dinâmica dos 3 Qs

    Explique a dinâmica dos 3 Qs aos alunos e peça para que cada grupo escreva o que achou bom, o que achou que poderia ser melhor e o que não gostou durante as estações e atividades. A dinâmica dos 3 Qs deve ser utilizada como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre as atividades desenvolvidas.

  5. Etapa 5 - Aplicação

    Os alunos irão, individualmente, aplicar o que aprenderam em uma atividade prática, como a elaboração de uma situação-problema que envolva a ampliação e redução de polígonos e figuras. Oriente os alunos a resolverem os problemas criados também. Não esqueça de pedir aos alunos para fazerem esta atividade em uma folha à parte para poder corrigir e avaliar posteriormente. Os melhores problemas podem inclusive ser utilizados por você em outras atividades ou avaliações da turma.

  6. Etapa 6 - Exercícios

    Forneça uma lista de exercícios para que os alunos possam praticar as transformações de polígonos no plano cartesiano. Os alunos deverão realizar as transformações e registrar as respostas em casa.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça uma revisão do conteúdo apresentado na aula e reforce a importância da habilidade de realizar transformações de polígonos no plano cartesiano.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em realizar transformações de polígonos no plano cartesiano.
  • Estimular a colaboração e o trabalho em grupo.
  • Promover a reflexão sobre a importância da habilidade de realizar transformações de polígonos em diversas áreas.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em realizar as transformações de polígonos no plano cartesiano.
  • Participação e colaboração dos alunos nas atividades em grupo.
  • Compreensão dos alunos sobre a importância da habilidade de realizar transformações de polígonos em diversas áreas.
  • Criatividade na elaboração das situações-problema.
  • Engajamento na Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do professor

  • Explicar claramente o tema e a metodologia utilizada na aula.
  • Mediar as discussões e ajudar os alunos a compreenderem as transformações realizadas pelos outros grupos.
  • Fornecer exercícios para que os alunos possam praticar as transformações de polígonos no plano cartesiano.
  • Avaliar e corrigir as situações-problemas elaboradas pelos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em grupo e da Dinâmica dos 3 Qs.
  • Registrar as transformações realizadas nas estações.
  • Praticar as transformações de polígonos no plano cartesiano nos exercícios propostos pelo professor.
  • Elaborar uma situação-problema que envolva o tema da aula.