Aula sobre Reducao De Poligonos E Figuras

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O objetivo aqui é trabalhar com a redução e ampliação de polígonos e figuras. Essa habilidade é muito importante para entendermos como as figuras geométricas podem ser transformadas e como isso pode ser aplicado em diversas situações do nosso cotidiano, como na construção de objetos, na arquitetura, na engenharia, entre outras áreas.

  1. Etapa 1 - Estudo individual

    Indique um vídeo explicativo e um texto complementar sobre redução e ampliação de polígonos e figuras para que os alunos assistam e leiam em casa, antes da aula. Peça também para que os alunos criem um mapa conceitual com uma ideia central e pelo menos 8 subtópicos, conforme o material estudado.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Apresente o tema da aula e contextualize a importância da redução e ampliação de polígonos e figuras. Pergunte aos alunos sobre o que eles aprenderam em relação ao material prévio. Registre os principais pontos levantados pelos alunos no quadro.

  3. Etapa 3 - Criação do modelo Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos deverão criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs com os seguintes campos: Que bom, Que pena e Que tal. Esse modelo será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre as atividades a serem desenvolvidas durante a aula.

  4. Etapa 4 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos de redução e ampliação de polígonos e figuras, utilizando objetos do cotidiano dos alunos, como uma caixa de leite, uma embalagem de biscoito, entre outros. Os alunos deverão registrar as transformações realizadas em seus modelos de Dinâmica dos 3 Qs.

  5. Etapa 5 - Atividade em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos e deverão realizar uma atividade prática de redução e ampliação de polígonos e figuras, utilizando o conhecimento adquirido nas etapas anteriores. Cada grupo deverá registrar as transformações realizadas em seu modelo de Dinâmica dos 3 Qs.

  6. Etapa 6 - Socialização dos resultados

    Cada grupo irá apresentar os resultados da atividade para a turma, explicando as transformações realizadas e as conclusões obtidas. Os demais alunos deverão registrar as informações apresentadas em seus modelos de Dinâmica dos 3 Qs.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma síntese dos principais pontos abordados na aula e peça aos alunos para registrar suas impressões finais em seus modelos de Dinâmica dos 3 Qs.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em realizar transformações de polígonos representados no plano cartesiano, decorrentes da multiplicação das coordenadas de seus vértices por um número inteiro.
  • Estimular a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem, por meio da metodologia ativa Sala de Aula Invertida.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos de trabalhar em grupo e apresentar resultados de forma clara e objetiva.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas, inclusive nas atividades pré-aula.
  • Registro correto das transformações realizadas em seus modelos de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Qualidade da apresentação dos resultados da atividade em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
  • Estimular a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem.
  • Orientar os alunos na criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo explicativo sobre o tema e realizar a leitura prévia.
  • Criar o modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Realizar a atividade prática em grupo e registrar as transformações realizadas em seus modelos de Dinâmica dos 3 Qs.