Aula sobre Reducao De Poligonos E Figuras
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
O objetivo aqui é trabalhar com a redução e ampliação de polígonos e figuras. Essa habilidade é muito importante para entendermos como as figuras geométricas podem ser transformadas e como isso pode ser aplicado em diversas situações do nosso cotidiano, como na construção de objetos, na arquitetura, na engenharia, entre outras áreas.
Etapa 1 - Estudo individual
Indique um vídeo explicativo e um texto complementar sobre redução e ampliação de polígonos e figuras para que os alunos assistam e leiam em casa, antes da aula. Peça também para que os alunos criem um mapa conceitual com uma ideia central e pelo menos 8 subtópicos, conforme o material estudado.Etapa 2 - Introdução
Apresente o tema da aula e contextualize a importância da redução e ampliação de polígonos e figuras. Pergunte aos alunos sobre o que eles aprenderam em relação ao material prévio. Registre os principais pontos levantados pelos alunos no quadro.Etapa 3 - Criação do modelo Dinâmica dos 3 Qs
Os alunos deverão criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs com os seguintes campos: Que bom, Que pena e Que tal. Esse modelo será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre as atividades a serem desenvolvidas durante a aula.Etapa 4 - Exemplos práticos
Apresente exemplos práticos de redução e ampliação de polígonos e figuras, utilizando objetos do cotidiano dos alunos, como uma caixa de leite, uma embalagem de biscoito, entre outros. Os alunos deverão registrar as transformações realizadas em seus modelos de Dinâmica dos 3 Qs.Etapa 5 - Atividade em grupo
Os alunos serão divididos em grupos e deverão realizar uma atividade prática de redução e ampliação de polígonos e figuras, utilizando o conhecimento adquirido nas etapas anteriores. Cada grupo deverá registrar as transformações realizadas em seu modelo de Dinâmica dos 3 Qs.Etapa 6 - Socialização dos resultados
Cada grupo irá apresentar os resultados da atividade para a turma, explicando as transformações realizadas e as conclusões obtidas. Os demais alunos deverão registrar as informações apresentadas em seus modelos de Dinâmica dos 3 Qs.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma síntese dos principais pontos abordados na aula e peça aos alunos para registrar suas impressões finais em seus modelos de Dinâmica dos 3 Qs.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em realizar transformações de polígonos representados no plano cartesiano, decorrentes da multiplicação das coordenadas de seus vértices por um número inteiro.
- Estimular a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem, por meio da metodologia ativa Sala de Aula Invertida.
- Desenvolver a capacidade dos alunos de trabalhar em grupo e apresentar resultados de forma clara e objetiva.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades propostas, inclusive nas atividades pré-aula.
- Registro correto das transformações realizadas em seus modelos de Dinâmica dos 3 Qs.
- Qualidade da apresentação dos resultados da atividade em grupo.
Ações do professor
- Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
- Estimular a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem.
- Orientar os alunos na criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
Ações do aluno
- Assistir ao vídeo explicativo sobre o tema e realizar a leitura prévia.
- Criar o modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
- Realizar a atividade prática em grupo e registrar as transformações realizadas em seus modelos de Dinâmica dos 3 Qs.