Aula sobre Regencia Verbal

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


A regência verbal é um tema muito importante para a compreensão da língua portuguesa. Ela se refere à relação de dependência entre o verbo e o seu complemento. Saber usar a regência verbal corretamente é fundamental para evitar erros de concordância e garantir a clareza da mensagem que se quer transmitir. Nessa aula, vamos explorar a formação de palavras por composição, especificamente a aglutinação e justaposição, e a aplicação de regras básicas de uso do hífen em palavras compostas. A metodologia adotada será o Ensino Híbrido.

  1. Etapa 1 - (10 min)

    Professor, no Ensino Híbrido, é importante que os estudantes tenham a oportunidade de buscar informações de forma autônoma e fora da escola. Portanto, proponha que realizem uma pesquisa sobre regência verbal e qual sua importância para a língua portuguesa, anotando seus conhecimentos para levarem para a sala de aula. No dia da aula, proponha uma roda de conversa para que a turma possa compartilhar o que encontrou e aproveite para compartilharexemplos de frases com inadequações de regência, para que os alunos possam identificá-las.

  2. Etapa 2 - (20 min)

    Os alunos serão divididos em grupos de três ou quatro e cada grupo receberá uma lista de palavras compostas para analisar e identificar se a formação é por aglutinação ou justaposição. Em seguida, deverão criar frases com as palavras compostas, aplicando as regras básicas de uso do hífen.

  3. Etapa 3 - (20 min)

    Cada grupo apresentará suas palavras compostas e as frases criadas, explicando o processo de formação e como aplicaram as regras de uso do hífen.

  4. Etapa 4 - (20 min)

    Cada aluno escolherá uma palavra composta e criará uma frase aplicando a regra do uso do hífen. Essa atividade será realizada individualmente.

  5. Etapa 5 - (15 min)

    Em grupo, os alunos discutirão sobre as palavras compostas e as frases criadas, compartilhando as dificuldades encontradas e as soluções aplicadas.

  6. Etapa 6 - (10 min)

    Encerre a aula reforçando a importância da regência verbal e da aplicação correta das regras do uso do hífen em palavras compostas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidade de análise de processos de formação de palavras por composição.
  • Apropriar-se de regras básicas de uso do hífen em palavras compostas.
  • Desenvolver a capacidade de aplicar as regras de uso do hífen em frases.

Critérios de avaliação

  • Identificar corretamente a formação de palavras por aglutinação e justaposição.
  • Aplicar corretamente as regras básicas de uso do hífen em palavras compostas.
  • Criar frases aplicando as regras de uso do hífen.

Ações do professor

  • Explicar o conceito de regência verbal e a importância da aplicação correta das regras do uso do hífen em palavras compostas.
  • Dividir os alunos em grupos para realização das atividades.
  • Estimular a discussão e troca de ideias entre os alunos.

Ações do aluno

  • Identificar a formação de palavras por aglutinação e justaposição.
  • Criar frases aplicando as regras de uso do hífen em palavras compostas.
  • Participar das atividades em grupo e compartilhar ideias.