Aula sobre Regencia Verbal
Metodologia ativa - Estudo de Caso
Por que usar essa metodologia?
- O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.
Você sabia?
O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.
A regência verbal é um assunto importante na língua portuguesa, pois é através dela que se estabelece a relação entre o verbo e seu objeto direto ou indireto. É comum encontrarmos erros de regência em textos e até mesmo na fala cotidiana, por isso é importante que os alunos compreendam como ela funciona. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Estudo de Caso, na qual os alunos irão trabalhar em grupos para identificar um problema relacionado à regência verbal, levantar dados e propor soluções. Para ajudá-los nessa tarefa, os alunos criarão infográficos que poderão ser distribuídos na comunidade, visando a disseminação da informação sobre o tema.
Etapa 1 - Apresentação do tema (10 minutos)
Inicie a aula apresentando o tema da regência verbal e sua importância na língua portuguesa. Para isso, você pode utilizar exemplos práticos de erros de regência encontrados em textos ou na fala cotidiana.Etapa 2 - Formação de grupos e escolha do tema (10 minutos)
O professor dividirá a turma em grupos e solicitará que escolham um tema relacionado à regência verbal para trabalhar em seu estudo de caso.Etapa 3 - Identificação do problema (20 minutos)
Os grupos deverão identificar um problema relacionado ao tema escolhido e discutir as possíveis causas.Etapa 4 - Levantamento de dados (30 minutos)
Os grupos deverão realizar pesquisas e entrevistas com pessoas reais para coletar dados sobre o problema identificado.Etapa 5 - Análise do contexto (20 minutos)
Com base nos dados coletados, os grupos deverão analisar o contexto em que o problema ocorre e buscar entender suas causas e possíveis soluções.Etapa 6 - Comparação (20 minutos)
Os grupos deverão comparar os dados obtidos em entrevistas e pesquisas com dados oficiais, como estatísticas e informações de órgãos governamentais.Etapa 7 - Soluções (30 minutos)
Com base na análise do contexto e na comparação de dados, os grupos deverão propor soluções para o problema identificado. Os alunos criarão infográficos contendo as soluções e informações sobre a regência verbal.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de pesquisa e análise de dados.
- Aprender a trabalhar em grupo e compartilhar ideias.
- Desenvolver habilidades de comunicação através da criação de infográficos.
- Compreender a importância da regência verbal na língua portuguesa.
- Estimular o pensamento crítico e reflexivo sobre problemas relacionados à regência verbal.
Critérios de avaliação
- Participação efetiva do aluno na atividade em grupo.
- Qualidade dos dados coletados e analisados.
- Qualidade das soluções propostas pelos grupos.
- Qualidade dos infográficos criados pelos alunos.
- Demonstração de compreensão sobre a importância da regência verbal na língua portuguesa.
Ações do professor
- Apresentar o tema e a metodologia de trabalho.
- Orientar os grupos na escolha do tema e no desenvolvimento da pesquisa.
- Auxiliar na análise do contexto e na comparação de dados.
- Orientar os alunos na criação dos infográficos.
- Avaliar o desempenho dos alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente da discussão em grupo.
- Realizar pesquisas e entrevistas para coleta de dados.
- Propor soluções para o problema identificado.
- Criar infográficos contendo informações sobre o tema.
- Apresentar os resultados do estudo de caso para a turma.