Aula sobre Regencia Verbal
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução (10 minutos)
Faça uma breve introdução sobre o tema, explicando a importância da regência verbal e como ela afeta a comunicação em nossa língua. Em seguida, divida a turma em grupos e explique a dinâmica da rotação por estações.Etapa 2 - Rotação por estações (75 minutos)
Com a turma organizada em três grupos, direcione cada um a uma estação. Oriente que deverão realizar a atividade proposta durante 25 minutos e, em seguida, partir para a próxima estação.Estação 1 - Exemplos de verbos e seus complementos (25 minutos)
Nesta estação, o grupo terá acesso a uma lista de verbos e seus complementos e deverá identificar a regência verbal correta. Apresente exemplos práticos e didáticos, como frases do cotidiano dos alunos para tornar a atividade mais interessante.
Estação 2 - Jogo de tabuleiro (25 minutos)
Nesta estação, o grupo terá acesso a um jogo de tabuleiro que apresentará diversas situações para que os alunos possam identificar a regência verbal correta. Apresente exemplos práticos e didáticos, como situações comuns no cotidiano dos alunos.
Estação 3 - Caça-palavras (25 minutos)
Nesta estação, o grupo terá acesso a um caça-palavras com palavras relacionadas à regência verbal. O objetivo é encontrar as palavras e identificar a regência verbal correta. Você pode apresentar exemplos práticos e didáticos, como palavras relacionadas ao cotidiano dos alunos.
Etapa 3 - Conclusão (10 minutos)
Faça uma breve conclusão da aula, destacando as principais aprendizagens e tirando possíveis dúvidas dos alunos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar a regência verbal correta;
- Apresentar exemplos práticos e didáticos para tornar a aula mais interessante;
- Utilizar a metodologia ativa Rotação por estações para estimular a participação dos alunos.
Critérios de avaliação
- Identificação correta da regência verbal;
- Participação ativa nas atividades propostas;
- Aplicação dos conceitos aprendidos em situações de comunicação.
Ações do professor
- Introduzir o tema e explicar sua importância;
- Apresentar exemplos práticos e didáticos para tornar a aula mais interessante;
- Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas;
- Identificar corretamente a regência verbal;
- Aplicar os conceitos aprendidos em situações de comunicação.