Aula sobre Regencia Verbal

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A regência verbal é uma parte importante da gramática da língua portuguesa. Ela se refere às relações que os verbos estabelecem com os seus complementos, que podem ser objetos diretos ou indiretos, preposicionados ou não. É fundamental para uma boa comunicação, pois determina como as palavras devem ser usadas corretamente em uma frase. Para trabalhar esse tema, utilizaremos a metodologia ativa de Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em três grupos e cada grupo será responsável por uma atividade relacionada ao tema. O objetivo desta aula é desenvolver a habilidade dos alunos em analisar processos de formação de palavras por composição (aglutinação e justaposição), apropriando-se de regras básicas de uso do hífen em palavras compostas.

  1. Etapa 1 - Introdução (10 minutos)

    Faça uma breve introdução sobre o tema, explicando a importância da regência verbal e como ela afeta a comunicação em nossa língua. Em seguida, divida a turma em grupos e explique a dinâmica da rotação por estações.

  2. Etapa 2 - Rotação por estações (75 minutos)

    Com a turma organizada em três grupos, direcione cada um a uma estação. Oriente que deverão realizar a atividade proposta durante 25 minutos e, em seguida, partir para a próxima estação.

    Estação 1 - Exemplos de verbos e seus complementos (25 minutos)

    Nesta estação, o grupo terá acesso a uma lista de verbos e seus complementos e deverá identificar a regência verbal correta. Apresente exemplos práticos e didáticos, como frases do cotidiano dos alunos para tornar a atividade mais interessante.

    Estação 2 - Jogo de tabuleiro (25 minutos)

    Nesta estação, o grupo terá acesso a um jogo de tabuleiro que apresentará diversas situações para que os alunos possam identificar a regência verbal correta. Apresente exemplos práticos e didáticos, como situações comuns no cotidiano dos alunos.

    Estação 3 - Caça-palavras (25 minutos)

    Nesta estação, o grupo terá acesso a um caça-palavras com palavras relacionadas à regência verbal. O objetivo é encontrar as palavras e identificar a regência verbal correta. Você pode apresentar exemplos práticos e didáticos, como palavras relacionadas ao cotidiano dos alunos.


  3. Etapa 3 - Conclusão (10 minutos)

    Faça uma breve conclusão da aula, destacando as principais aprendizagens e tirando possíveis dúvidas dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar a regência verbal correta;
  • Apresentar exemplos práticos e didáticos para tornar a aula mais interessante;
  • Utilizar a metodologia ativa Rotação por estações para estimular a participação dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta da regência verbal;
  • Participação ativa nas atividades propostas;
  • Aplicação dos conceitos aprendidos em situações de comunicação.

Ações do professor

  • Introduzir o tema e explicar sua importância;
  • Apresentar exemplos práticos e didáticos para tornar a aula mais interessante;
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas;
  • Identificar corretamente a regência verbal;
  • Aplicar os conceitos aprendidos em situações de comunicação.