Aula sobre Regencia Verbal

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A regência verbal é um tema importante para que os estudantes compreendam como as palavras se relacionam dentro de uma frase. É preciso entender qual verbo pede uma preposição e qual é o objeto dessa preposição. Isso é fundamental para que a comunicação seja clara e eficiente. Na vida cotidiana, podemos perceber a importância da regência verbal em situações como a escrita de um e-mail formal, a leitura de um texto técnico ou até mesmo na elaboração de um relatório escolar. Nesta aula, vamos trabalhar com a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um mapa conceitual sobre o tema.

  1. Etapa 1 - Acesso ao conteúdo

    Disponibilize materiais de estudo sobre regência verbal, como textos explicativos, vídeos e podcasts. Os alunos devem estudar esses materiais em casa, a fim de se prepararem para a próxima etapa.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa conceitual

    Os alunos devem criar um mapa conceitual sobre regência verbal, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. É importante que o mapa seja organizado e contenha informações relevantes sobre o tema.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos devem se reunir em grupos para discutir os mapas conceituais criados. Cada grupo deve apresentar o seu mapa para a turma e explicar as suas escolhas.

  4. Etapa 4 - Exemplos práticos

    Compartilhe exemplos práticos de regência verbal, como frases em que a regência está correta e frases em que a regência está incorreta. Os alunos devem analisar as frases e identificar qual é o verbo, qual é a preposição e qual é o objeto da preposição.

  5. Etapa 5 - Correção em grupo

    Os alunos devem corrigir as frases apresentadas por você em grupo, identificando os erros de regência verbal. É importante que os alunos justifiquem as suas escolhas e expliquem por que uma determinada regência está correta ou incorreta.

  6. Etapa 6 - Produção de texto

    Os alunos devem produzir um texto sobre um tema escolhido por você, utilizando corretamente as regras de regência verbal estudadas na aula.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie a participação dos alunos na criação do mapa conceitual, na discussão em grupo, na correção das frases e na produção de texto.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise de processos de formação de palavras por composição (aglutinação e justaposição);
  • Apropriar-se de regras básicas de uso do hífen em palavras compostas;
  • Desenvolver a habilidade de identificar a regência verbal correta em uma frase;
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do mapa conceitual;
  • Participação ativa na discussão em grupo;
  • Correção correta das frases com erros de regência verbal;
  • Utilização correta das regras de regência verbal na produção de texto.

Ações do professor

  • Disponibilizar materiais de estudo sobre regência verbal;
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento;
  • Apresentar exemplos práticos de regência verbal;
  • Corrigir as atividades dos alunos de forma clara e objetiva;
  • Avaliar a participação dos alunos na aula.

Ações do aluno

  • Estudar os materiais de estudo sobre regência verbal;
  • Criar um mapa conceitual sobre o tema;
  • Participar ativamente da discussão em grupo;
  • Corrigir as frases com erros de regência verbal em grupo;
  • Produzir um texto utilizando corretamente as regras de regência verbal.