Aula sobre Regra De Tres Composta
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas
Por que usar essa metodologia?
- Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
- Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.
A regra de três composta é um assunto importante na Matemática, pois permite resolver problemas que envolvem relações de proporcionalidade direta e inversa entre duas ou mais grandezas. É uma ferramenta útil em diversas áreas, como na economia, na engenharia, na física, entre outras. O objetivo aqui é aprender a utilizar a regra de três composta para resolver problemas do cotidiano.
Exemplo prático:
Imagine que você está organizando uma festa de aniversário para 30 pessoas e precisa calcular a quantidade de comida e bebida necessária. Para isso, é preciso considerar a quantidade de comida e bebida por pessoa, o tempo de duração da festa e o tipo de comida e bebida que será servido. Utilizando a regra de três composta, é possível calcular a quantidade exata de comida e bebida para a festa.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema da aula e explique a importância da regra de três composta no cotidiano. Para tornar a atividade mais dinâmica, faça uma nuvem de palavras, junto aos alunos, para responder à seguinte pergunta: “Por que a regra de três composta é importante no nosso cotidiano?”.Etapa 2 - Divisão em grupos
Divida a turma em grupos de 4 a 5 pessoas. Faça grupos diversos para poderem juntos somar na atividade a ser desenvolvida. Se possível, peça para cada grupo eleger um líder, o qual será responsável por assegurar a entrega da atividade, dentro do prazo esperado. Distribua para cada grupo uma folha para poderem registrar as ideias do diário de bordo: problema, alternativas para resolver o problema e solução escolhida.Etapa 3 - Problematização
Apresente um problema para cada grupo, relacionado ao tema da aula. Os problemas devem ser desafiadores e estimular a criatividade dos alunos. De preferência, selecione problemas contextualizados, que conversem com a realidade dos alunos.Etapa 4 - Pesquisa
Os grupos terão um tempo para pesquisar, discutir possíveis soluções para o problema apresentado e fazer os registros no diário de bordo.Etapa 5 - Apresentação
Cada grupo apresentará a solução encontrada para o problema, utilizando o diário de bordo como apoio para a explicação. Incentive a participação de todos os membros do grupo na apresentação.Etapa 6 - Discussão
Conduza uma discussão em sala de aula sobre os problemas e as soluções apresentadas pelos grupos, destacando os pontos positivos e negativos de cada uma.Etapa 7 - Avaliação e fechamento
Avalie o desempenho dos alunos segundo os critérios de avaliação e os registros do diário de bordo. Faça um resumo dos principais pontos aprendidos sobre regra de três composta.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de resolver problemas que envolvam relações de proporcionalidade direta e inversa entre duas ou mais grandezas.
- Promover a colaboração e o trabalho em grupo.
- Estimular a criatividade, o raciocínio lógico e o pensamento crítico.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na pesquisa e discussão em grupo.
- Apresentação clara e objetiva da solução encontrada para o problema.
- Utilização adequada do diário de bordo.
Ações do professor
- Apresentar o tema da aula de forma clara e objetiva.
- Conduzir a discussão em sala de aula, destacando os pontos positivos e negativos das soluções apresentadas pelos grupos.
- Orientar os alunos em relação às atividades e tirar suas dúvidas.
Ações do aluno
- Participar ativamente da pesquisa e discussão em grupo.
- Apresentar a solução encontrada para o problema de forma clara e objetiva.
- Registrar adequadamente as ideias no diário de bordo.