Aula sobre Regra De Tres Composta

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


A regra de três composta é um assunto muito importante na Matemática, pois é utilizada em diversas situações do nosso dia a dia, como em cálculos de juros compostos, porcentagens, entre outros. O objetivo aqui é aprender como aplicar a regra de três composta em situações práticas.

Exemplo prático:

Imagine que você precisa calcular quanto tempo levará para percorrer uma distância de 300 km, sabendo que você irá percorrer 100 km/h em um trecho, 80 km/h em outro trecho e 60 km/h em outro trecho. Como você faria esse cálculo? É exatamente isso que vamos aprender hoje!


  1. Etapa 1 - Problematização

    Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e proponha que cada grupo pense em uma situação em que a regra de três composta seja importante. Oriente os grupos a registrarem as ideias no diário de bordo e apresentá-las para a turma. Lembre os alunos que o diário de bordo precisa ter as seguintes informações: problema, geração de alternativas e solução.

  2. Etapa 2 - Geração de Alternativas

    Cada grupo deve pensar em diferentes formas de aplicar a regra de três composta dentro da situação que registraram na etapa de problematização. Para simular o problema e resolvê-lo, incentive os alunos a realizarem uma pesquisa sobre regra de três composta a partir de outros referenciais, como: materiais didáticos, videoaulas e outros recursos. Peça para eles registrarem no diário de bordo pelo menos duas formas de solucionar o problema, sendo uma delas a partir da regra de três composta.

  3. Etapa 3 - Solução

    Organize um momento para que os grupos possam apresentar suas soluções para a turma. Aproveite para discutir e avaliar cada uma delas, destacando a aplicabilidade da regra de três composta. Tire as dúvidas dos alunos e os conduza às soluções mais corretas. Peça aos grupos para registrarem as soluções corretas no diário de bordo.

  4. Etapa 4 - Subtópicos

    Apresente os subtópicos da regra de três composta e, junto aos alunos, desenvolva um mapa conceitual sobre o tema. Peça para a turma registrar no caderno o mapa conceitual.

  5. Etapa 5 - Exemplos práticos

    Compartilhe exemplos práticos de situações que envolvem a regra de três composta e resolva coletivamente, ou seja, com os alunos.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos e compartilhe feedbacks individuais e coletivos.

  7. Etapa 7 - Avaliação e encerramento

    Encerre a aula realizando uma síntese do que foi aprendido e reforçando a importância da regra de três composta em diferentes situações.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de resolver problemas que envolvam regra de três composta.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a capacidade de aplicar a Matemática em situações práticas do dia a dia.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de compreender e aplicar a regra de três composta.
  • Participação ativa nas atividades em grupo.
  • Clareza e organização na apresentação das soluções e registros do diário de bordo.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na resolução dos problemas.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades em grupo.
  • Compartilhar e resolver exemplos práticos sobre regra de três composta com os alunos.
  • Dar feedbacks individuais e coletivos.

Ações do aluno

  • Registrar o problema e as soluções em seus diários de bordo.
  • Participar ativamente das atividades em grupo.
  • Aplicar a regra de três composta em situações práticas.