Aula sobre Regra De Tres Composta

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


Inicie a aula citando que a regra de três composta é uma ferramenta matemática que ajuda a resolver problemas que envolvem mais de duas grandezas. Esse conceito é muito utilizado em diversas áreas, como na economia, na engenharia e na medicina, por exemplo. É importante que os estudantes compreendam que a regra de três composta é uma aplicação prática da matemática no cotidiano e que pode ser útil para tomada de decisões e resolução de problemas.

  1. Etapa 1 - Check-in

    O professor deve apresentar o tema da aula e explicar como a regra de três composta é aplicada em situações cotidianas. Em seguida, os alunos devem preencher o campo de ‘Check-in’ do _template_ de registro de aprendizagem, respondendo a seguinte pergunta: "O que eu já sei sobre regra de três composta?"

  2. Etapa 2 - Contextualização

    Apresente exemplos de situações cotidianas que envolvam a regra de três composta, como, por exemplo, cálculo de consumo de combustível em viagens, diluição de medicamentos, entre outros. Os alunos devem preencher o campo "Exemplos" do _template_ de registro de aprendizagem, registrando os exemplos apresentados pelo professor.

  3. Etapa 3 - Resolução de problemas em grupo

    Os alunos devem ser divididos em grupos e receber um problema que envolva a regra de três composta para resolverem juntos. Circule pela sala, auxiliando os alunos e esclarecendo dúvidas. Cada grupo deve registrar a solução do problema no campo "Resolução de problemas" do _template_ de registro de aprendizagem.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos problemas

    Cada grupo deve apresentar a solução do problema que resolveram para a turma. Incentive a participação de todos os alunos e esclarecer eventuais dúvidas. Os alunos devem registrar no campo "Apresentação" do _template_ de registro de aprendizagem, as soluções apresentadas pelos outros grupos.

  5. Etapa 5 - Reflexão individual

    Cada aluno deve preencher o campo "Reflexão" do _template_ de registro de aprendizagem, respondendo a seguinte pergunta: "O que aprendi sobre regra de três composta nessa aula?"

  6. Etapa 6 - Check-out

    Os alunos devem preencher o campo de ‘Check-out’ do _template_ de registro de aprendizagem, respondendo a seguinte pergunta: "O que eu ainda tenho dúvidas sobre regra de três composta?"

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça uma breve revisão dos principais conceitos abordados na aula e esclarecer as dúvidas dos alunos. Incentive os alunos a continuarem estudando e praticando a regra de três composta em situações cotidianas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver problemas que envolvam relações de proporcionalidade direta e inversa entre duas ou mais grandezas.
  • Estimular a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem.
  • Incentivar a aplicação prática da matemática no cotidiano dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na resolução dos problemas em grupo.
  • Clareza e coerência na apresentação dos problemas.
  • Compreensão dos conceitos abordados na aula.

Ações do professor

  • Incentivar a participação ativa dos alunos.
  • Esclarecer dúvidas e auxiliar os alunos na resolução dos problemas.
  • Fazer uma revisão dos principais conceitos abordados na aula.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da resolução dos problemas em grupo.
  • Registrar os exemplos apresentados pelo professor e as soluções dos problemas no _template_ de registro de aprendizagem.
  • Refletir sobre o que aprenderam na aula e registrar as dúvidas no _template_ de registro de aprendizagem.