Aula sobre Regra De Tres Composta

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


A regra de três composta é um assunto muito importante na Matemática, pois é utilizada em diversas situações do nosso dia a dia, como em cálculos de juros compostos, porcentagens, entre outros. É uma ferramenta que nos ajuda a resolver problemas que envolvem relações de proporcionalidade direta e inversa entre duas ou mais grandezas. O objetivo aqui é aprender como utilizar a regra de três composta para resolver problemas e criar infográficos para fixar o conteúdo.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique a importância da regra de três composta em nosso dia a dia. Em seguida, apresente um exemplo prático para ilustrar a aplicação da regra de três composta. Peça apoio dos alunos para resolver o exemplo prático. Vale destacar que essa atividade pode ajudá-lo a mapear o nível de conhecimento da turma em relação ao conteúdo.

  2. Etapa 2 - Estudo de caso

    Divida os alunos em grupos de 4 a 5 alunos e compartilhe com eles um estudo de caso que envolva a regra de três composta. O estudo de caso deve ser escolhido segundo a realidade dos alunos e deve ser um problema que eles possam se identificar.

  3. Etapa 3 - Criação do modelo de infográfico

    Cada grupo irá criar um modelo de infográfico contendo lacunas a serem preenchidas com informações sobre a regra de três composta. O modelo pode ser feito em papel, cartolina ou até mesmo digitalmente.

  4. Etapa 4 - Resolução do estudo de caso

    Os alunos irão preencher o modelo de infográfico conforme forem avançando no entendimento dos conceitos da regra de três composta e organizando as ideias para resolver o estudo de caso. Eles podem utilizar livros didáticos, cadernos e outros materiais para buscar as informações necessárias.

  5. Etapa 5 - Apresentação do infográfico

    Cada grupo deve apresentar seu modelo de infográfico para a turma e explicar como ele pode ser utilizado para apoiar o estudo de caso. Faça perguntas e acompanhe a participação e envolvimento de todos os grupos na atividade.Avalie a qualidade dos infográficos e a compreensão dos alunos sobre o assunto.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir em grupo sobre o estudo de caso apresentado pelo professor. Eles devem identificar as grandezas envolvidas e como elas se relacionam entre si. Aproveite o momento para tirar dúvidas dos alunos.

  7. Etapa 7 - Avaliação e encerramento

    Aplique uma avaliação rápida, com no máximo duas perguntas, para verificar o aprendizado dos alunos sobre a regra de três composta. Faça uma breve revisão do que foi aprendido na aula e reforce a importância dessa regra na resolução de problemas do nosso cotidiano.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver problemas que envolvam regra de três composta.
  • Estimular a criatividade dos alunos na criação do infográfico.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na discussão do tema e realização das atividades.
  • Habilidade de aplicar a regra de três composta em problemas matemáticos.
  • Elaboração organizada e criativa do infográfico.

Ações do professor

  • Apresentar o estudo de caso.
  • Orientar os grupos na criação do modelo de infográfico.
  • Estimular a reflexão e a análise crítica dos alunos.
  • Orientar os grupos na discussão e realização das atividades.
  • Reforçar a importância do uso correto a regra de três composta na resolução de problemas.

Ações do aluno

  • Aplicar corretamente a regra de três composta na resolução de estudos de caso.
  • Criar o modelo de infográfico.
  • Apresentar o modelo de infográfico para a turma.
  • Explicar como ele pode ser utilizado para apoiar o estudo de caso.
  • Participar ativamente da discussão e atividades em grupo.