Aula sobre Regra De Tres Composta
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Exemplo prático:
Um exemplo prático de aplicação da regra de três composta é o cálculo de quantos litros de combustível serão necessários para percorrer uma determinada distância. Suponha que um carro percorra 300 km com 20 litros de gasolina. Quantos litros serão necessários para percorrer 600 km? Para resolver esse problema, é necessário utilizar a regra de três composta.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da atividade e explique a importância da regra de três composta para a vida cotidiana. Em seguida, apresente a Dinâmica dos 3 Qs e explique como ela será utilizada para avaliar a atividade.Etapa 2 - Rotação por estações
Divida a turma em grupos de no máximo 4 a 5 alunos e peça para que cada grupo vá para uma estação. Em cada estação, os alunos irão realizar uma atividade diferente sobre regra de três composta. Importante que cada grupo passe por todas as estações. As atividades podem ser:Estação 1
Na primeira estação, os alunos irão assistir a um vídeo explicativo sobre a regra de três composta. O vídeo deve ser curto e objetivo, com exemplos práticos de aplicação da regra.
Estação 2
Na segunda estação, os alunos irão resolver exercícios de fixação da regra de três composta. Os exercícios devem ser elaborados por você e impressos previamente.
Estação 3
Na terceira estação, os alunos irão elaborar problemas que envolvam a regra de três composta. Os problemas devem ser escritos em folhas de papel sulfite e serão distribuídos posteriormente entre os grupos para serem resolvidos.
Estação 4
Na quarta estação, os alunos irão resolver os problemas elaborados pelos colegas na estação anterior. Procure distribuir aleatoriamente os problemas entre os grupos.
Etapa 3 - Discussão em grupo
Peça aos grupos para discutir as dificuldades encontradas na resolução dos exercícios e problemas. Oriente a discussão e esclareça as dúvidas dos alunos.Etapa 4 - Avaliação
Peça aos alunos para, individualmente, por meio da Dinâmica dos 3 Qs, avaliar a atividade realizada, dando sugestões para melhorias. Importante que eles respondam sobre o que foi bom, o que pode ser melhorado e o que não foi bom.Etapa 5 - Exemplos práticos
Para aprofundar ainda mais no tema, apresente outros exemplos práticos de situações em que a regra de três composta é utilizada. Deixe claro as diferenças com a regra de três simples.Etapa 6 - Resolução de problemas
Compartilhe um ou mais problemas que envolvem regra de três composta para os alunos resolverem individualmente, como calcular a quantidade de material necessário para fazer uma obra. Caso eles não consigam terminar em sala, peça para fazerem como atividade de casa.Etapa 7 - Encerramento
Faça uma síntese das atividades e reforce os conceitos aprendidos pelos alunos. Retome o objetivo de aprendizagem.
Intencionalidades pedagógicas
- Compreender o conceito, identificar exemplos práticos e resolver problemas que envolvam a aplicação da regra de três composta.
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
- Promover a autonomia e a responsabilidade dos alunos em relação ao próprio aprendizado.
Critérios de avaliação
- Compreensão do conceito, identificação de exemplos práticos e resolução de problemas que envolvam a aplicação da regra de três composta.
- Participação dos alunos na dinâmica dos 3 Qs.
- Engajamento e colaboração dos alunos durante as atividades
Ações do professor
- Disponibilizar o vídeo explicativo e a lista de exercícios.
- Introduzir a temática e orientar os alunos nas atividades.
- Estimular a participação dos alunos e tirar suas dúvidas.
- Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedbacks.
Ações do aluno
- Assistir ao vídeo com atenção.
- Resolver os exercícios propostos.
- Participar ativamente das atividades nas estações.
- Participar da dinâmica dos 3 Qs.