Aula sobre Reino Unido X Uniao Europeia

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


O Reino Unido é um país formado por quatro nações: Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte. A União Europeia é uma organização política e econômica composta por 27 países europeus. Em 2016, o Reino Unido decidiu, por meio de um referendo, sair da União Europeia. Desde então, as negociações entre as partes geram muitas discussões e dúvidas sobre os impactos dessa decisão. O objetivo é que os alunos desenvolvam a habilidade de “Analisar fatos e situações para compreender a integração mundial (econômica, política e cultural), comparando as diferentes interpretações: globalização e mundialização."

Para isso, serão realizadas 8 etapas:


  1. Etapa 1 - Apresentação do problema

    Apresente o problema central: "Quais os impactos da saída do Reino Unido da União Europeia?".

  2. Etapa 2 - Geração de alternativas

    Os alunos, em grupos, deverão criar uma lista com pelo menos 5 possíveis consequências da saída do Reino Unido da União Europeia.

  3. Etapa 3 - Seleção da melhor alternativa

    Cada grupo deverá escolher a alternativa que considera mais relevante e justificar a escolha.

  4. Etapa 4 - Pesquisa

    Os grupos deverão pesquisar sobre a alternativa escolhida, buscando informações que possam sustentar a justificativa apresentada.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os grupos deverão apresentar suas pesquisas e debater com a turma as consequências da saída do Reino Unido da União Europeia.

  6. Etapa 6 - Criação do diário de bordo

    Cada grupo deverá criar um diário de bordo contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução, com as informações coletadas e debatidas durante a aula.

  7. Etapa 7 - Apresentação dos diários de bordo

    Cada grupo apresentará seu diário de bordo para a turma, compartilhando as informações coletadas e debatidas.

  8. Etapa 8 - Feedback

    Após as apresentações, faça um feedback com a turma, de forma geral, e posteriormente, individual. É importante destacar a qualidade da pesquisa, a argumentação e a importância da participação de todos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise e interpretação de informações.
  • Estimular a colaboração e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a criatividade e a capacidade de argumentação.

Critérios de avaliação

  • Participação nas atividades propostas.
  • Coerência das justificativas apresentadas.
  • Qualidade das informações coletadas e apresentadas.
  • Clareza na apresentação do diário de bordo.
  • Coerência entre o problema, as alternativas e a solução apresentada.

Ações do professor

  • Apresentar o problema central e orientar as atividades propostas.
  • Estimular a participação de todos os alunos.
  • Orientar as pesquisas e debater com os grupos as informações coletadas.
  • Avaliar os diários de bordo e as apresentações dos grupos.
  • Fornecer feedbacks individuais e coletivos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Contribuir com ideias e informações relevantes.
  • Pesquisar e coletar informações sobre o tema proposto.
  • Criar um diário de bordo claro e objetivo.
  • Apresentar as informações coletadas de forma clara e objetiva.