Aula sobre Reino Unido X Uniao Europeia
Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.
O Reino Unido é composto por quatro países: Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte. Em 2016, o país realizou um referendo para decidir se sairia ou não da União Europeia (UE). A saída do Reino Unido da UE, chamada de Brexit, foi aprovada com 52% dos votos. Desde então, as negociações para a separação geram muitas discussões e impactos na economia e na política tanto do Reino Unido quanto da UE.
Serão realizadas em 7 Etapas:
Etapa 1 - Apresentação do tema
Faça a contextualização apresentando a importância econômica da União Europeia para os países membros desse bloco econômico. Em seguida, motive os estudantes a pensarem sobre o caso do Reino Unido, que decidiu sair desse acordo.Etapa 2 - Divisão da turma em grupos
Divida a turma em grupos com 4 a 5 alunos. Lembre que eles serão avaliados pelos próprios alunos.Etapa 3 - Pesquisa e criação de argumentos em grupo
Disponibilize para os estudantes, mapas e imagens para mostrar a localização do Reino Unido e da UE. Assim como notícias e artigos de jornais para mostrar as consequências do Brexit na economia e na política. Além disso, esse é o momento de pesquisa e estruturação da apresentação de cada grupo, motive os estudantes e oriente nas dúvidas que surgirem.Etapa 4 - Preparação da apresentação oral
Proponha uma simulação de debate entre os grupos, onde cada um defende um ponto de vista. Incentive os alunos a utilizarem a linguagem formal de debate, delimitando o tempo de fala de cada grupo.Etapa 5 - Apresentação oral dos grupos
Os alunos apresentam sua pesquisa. Destaque com eles o tempo usado, a fala crítica e o posicionamento econômico do país.Etapa 6 - Avaliação por pares dos outros grupos
Após a apresentação de todos os grupos, peça para que cada um avalie a apresentação do outro. Criem categorias para analisar o discurso, pesquisa, apresentação.Etapa 7 - Finalização
Distribua as avaliações e discuta com os estudantes sobre o próprio desempenho a partir da avaliação recebida. Destaque a importância da fala clara e objetiva.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de análise de fatos e situações para compreender a integração mundial.
- Estimular a criação de argumentos e a comunicação oral.
- Desenvolver a habilidade de avaliação por pares.
Critérios de avaliação
- Organização do grupo.
- Construção dos argumentos.
- Apresentação e comunicação.
- Desempenho geral.
Ações do professor
- Apresentar o tema e seus subtópicos.
- Dividir a turma em grupos de 4 a 5 alunos.
- Explicar a metodologia Aprendizagem Entre Pares e como será realizada a avaliação.
- Fornecer materiais para pesquisa e construção dos argumentos.
- Acompanhar e orientar os grupos durante a atividade.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre o tema e seus subtópicos.
- Discutir e criar argumentos em grupo.
- Preparar a apresentação oral.
- Avaliar o desempenho dos outros grupos de acordo com os critérios estabelecidos.
- Receber a avaliação dos outros grupos e refletir sobre o próprio desempenho.