Aula sobre Reino Unido X Uniao Europeia

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


O Reino Unido é composto por quatro países: Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte. Em 2016, o país realizou um referendo para decidir se sairia ou não da União Europeia (UE). A saída do Reino Unido da UE, chamada de Brexit, foi aprovada com 52% dos votos. Desde então, as negociações para a separação geram muitas discussões e impactos na economia e na política tanto do Reino Unido quanto da UE.

Serão realizadas em 7 Etapas:


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Faça a contextualização apresentando a importância econômica da União Europeia para os países membros desse bloco econômico. Em seguida, motive os estudantes a pensarem sobre o caso do Reino Unido, que decidiu sair desse acordo.

  2. Etapa 2 - Divisão da turma em grupos

    Divida a turma em grupos com 4 a 5 alunos. Lembre que eles serão avaliados pelos próprios alunos.

  3. Etapa 3 - Pesquisa e criação de argumentos em grupo

    Disponibilize para os estudantes, mapas e imagens para mostrar a localização do Reino Unido e da UE. Assim como notícias e artigos de jornais para mostrar as consequências do Brexit na economia e na política. Além disso, esse é o momento de pesquisa e estruturação da apresentação de cada grupo, motive os estudantes e oriente nas dúvidas que surgirem.

  4. Etapa 4 - Preparação da apresentação oral

    Proponha uma simulação de debate entre os grupos, onde cada um defende um ponto de vista. Incentive os alunos a utilizarem a linguagem formal de debate, delimitando o tempo de fala de cada grupo.

  5. Etapa 5 - Apresentação oral dos grupos

    Os alunos apresentam sua pesquisa. Destaque com eles o tempo usado, a fala crítica e o posicionamento econômico do país.

  6. Etapa 6 - Avaliação por pares dos outros grupos

    Após a apresentação de todos os grupos, peça para que cada um avalie a apresentação do outro. Criem categorias para analisar o discurso, pesquisa, apresentação.

  7. Etapa 7 - Finalização

    Distribua as avaliações e discuta com os estudantes sobre o próprio desempenho a partir da avaliação recebida. Destaque a importância da fala clara e objetiva.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise de fatos e situações para compreender a integração mundial.
  • Estimular a criação de argumentos e a comunicação oral.
  • Desenvolver a habilidade de avaliação por pares.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo.
  • Construção dos argumentos.
  • Apresentação e comunicação.
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e seus subtópicos.
  • Dividir a turma em grupos de 4 a 5 alunos.
  • Explicar a metodologia Aprendizagem Entre Pares e como será realizada a avaliação.
  • Fornecer materiais para pesquisa e construção dos argumentos.
  • Acompanhar e orientar os grupos durante a atividade.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o tema e seus subtópicos.
  • Discutir e criar argumentos em grupo.
  • Preparar a apresentação oral.
  • Avaliar o desempenho dos outros grupos de acordo com os critérios estabelecidos.
  • Receber a avaliação dos outros grupos e refletir sobre o próprio desempenho.