Aula sobre Reino Unido X Uniao Europeia

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


O Reino Unido, formado por Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte, decidiu em 2016 deixar a União Europeia, o que ficou conhecido como "Brexit". Desde então, o país tem enfrentado desafios políticos e econômicos em relação à sua relação com a UE e com o mundo. Vamos explorar os motivos que levaram ao Brexit, as consequências para o Reino Unido e para a União Europeia, bem como as diferentes interpretações sobre a globalização e a mundialização.

Serão 7 etapas:


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e questione os alunos sobre o que eles sabem sobre o Brexit e a União Europeia. O objetivo é identificar o conhecimento prévio dos alunos e levantar hipóteses sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Divisão da turma em grupos

    Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e apresente o objetivo da atividade: criar um fanzine em papel A4 dividido em 8 partes para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  3. Etapa 3 - Definição dos subtópicos

    Apresente os subtópicos que devem ser abordados no fanzine:

    \- O que é a União Europeia e como funciona?

    \- O que é o Brexit e por que aconteceu?

    \- Quais são as consequências para o Reino Unido?

    \- Quais são as consequências para a União Europeia?

    \- Globalização e Mundialização: diferentes interpretações.


  4. Etapa 4 - Pesquisa em grupo

    Os grupos realizam pesquisas em livros e revistas disponíveis na sala de aula e elaboram um roteiro para o fanzine, definindo quais informações e imagens serão incluídas em cada parte.

  5. Etapa 5 - Criação do fanzine

    Cada grupo cria seu fanzine utilizando papel A4 dividido em 8 partes. Os alunos devem utilizar recursos como canetas coloridas, lápis de cor, recortes de revistas, entre outros.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos fanzines

    Cada grupo apresenta seu fanzine para a turma, explicando as informações e imagens incluídas em cada parte.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma reflexão sobre a atividade e questione os alunos sobre o que aprenderam. O objetivo é avaliar a compreensão dos alunos sobre o tema e a habilidade em analisar fatos e situações para compreender a integração mundial.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar fatos e situações para compreender a integração mundial;
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos;
  • Promover a reflexão crítica sobre o tema.

Critérios de avaliação

  • Compreensão dos alunos sobre o tema;
  • Habilidade em analisar fatos e situações para compreender a integração mundial;
  • Criatividade e colaboração na criação do fanzine.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e questionar os alunos sobre o que sabem;
  • Dividir a turma em grupos e apresentar o objetivo da atividade;
  • Definir os subtópicos e orientar os alunos na pesquisa;
  • Acompanhar a criação do fanzine e auxiliar os alunos quando necessário;
  • Fazer uma reflexão sobre a atividade e avaliar a compreensão dos alunos sobre o tema.

Ações do aluno

  • Realizar pesquisa em grupo;
  • Criar um fanzine em papel A4 dividido em 8 partes;
  • Apresentar a fanzine para a turma;
  • Participar da reflexão sobre a atividade;
  • Colaborar com os colegas de grupo.