Aula sobre Reino Unido X Uniao Europeia

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


O Reino Unido, formado por Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte, sempre teve uma relação conturbada com a União Europeia, desde a sua entrada em 1973. Em 2016, foi realizado um referendo para decidir se deveria permanecer ou sair (“exit”) da União Europeia (UE), e o resultado foi a vitória do "Brexit". Desde então, a relação entre o Reino Unido e a União Europeia tem sido pauta de muitas discussões e negociações. Vamos analisar essa relação e seus impactos.

Serão 7 etapas:


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema e dos objetivos da aula.

    Apresente o tema e os objetivos da aula. Verifique com os estudantes o que eles já sabem sobre o tema. Estimule eles a participar desse diálogo.

  2. Etapa 2 - Divisão da turma em grupos

    Divida a turma em grupos com 4 a 5 pessoas. Explique como será o desenvolvimento da aula, que irão criar um mapa da empatia para analisar a situação do Brexit.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa de empatia.

    Explique o mapa da empatia e cada campo que compõe o documento. Peça para analisarem fatos e situações da integração mundial (blocos econômicos) comparando com outros países.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo sobre o que foi observado no mapa de empatia.

    Oriente a discussão em grupo e incentive a participação de todos. Os estudantes devem destacar o que foi observado no mapa de empatia que criaram.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos resultados da discussão em grupo.

    Incentive a apresentação dos resultados da discussão em grupo. Os alunos devem apresentar as conclusões que chegaram no grupo. Ao final, dê feedbacks das apresentações.

  6. Etapa 6 - Análise dos impactos do Brexit na relação entre o Reino Unido e a União Europeia.

    Oriente os alunos na análise dos impactos do Brexit e incentive a participação de todos.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua a atividade, incentivando a reflexão sobre as ações desenvolvidas e a resolução da proposta inicial.

Intencionalidades pedagógicas

  • Identificar o tema da aula e os objetivos a serem alcançados;
  • Desenvolver a habilidade de análise de fatos e situações para compreender a integração mundial, comparando as diferentes interpretações;
  • Incentivar a discussão em grupo;
  • Analisar os impactos do Brexit na relação entre o Reino Unido e a União Europeia;

Critérios de avaliação

  • Participação na apresentação do tema e dos objetivos da aula;
  • Participação na divisão em grupos e compreensão da ação desenvolvida;
  • Participação na criação do mapa de empatia;
  • Participação na discussão em grupo;
  • Participação na apresentação dos resultados da discussão em grupo;

Ações do professor

  • Apresentar o tema e os objetivos da aula;
  • Dividir a turma em grupos;
  • Explicar cada campo do mapa de empatia e orientar os alunos na sua criação;
  • Orientar a discussão em grupo e incentivar a participação de todos;
  • Incentivar a apresentação dos resultados da discussão em grupo e dar feedbacks;

Ações do aluno

  • Criar o mapa de empatia;
  • Discutir em grupo sobre o que foi observado no mapa de empatia;
  • Apresentar os resultados da discussão em grupo;
  • Analisar os impactos do Brexit na relação entre o Reino Unido e a União Europeia.