Aula sobre Reino Unido X Uniao Europeia

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A saída do Reino Unido da União Europeia, conhecida como Brexit, foi um dos eventos mais significativos da história recente da Europa. Essa decisão afetou não apenas o Reino Unido, mas também a União Europeia e o mundo todo. Vamos explorar as causas e consequências do Brexit, bem como a relação entre o Reino Unido e a União Europeia.

Serão desenvolvidas em 7 etapas:


  1. Etapa 1 - Preparação

    Apresente o tema e explicar o objetivo da aula. Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas.

  2. Etapa 2 - Estudo prévio

    Os alunos deverão pesquisar sobre o Reino Unido e a União Europeia, utilizando livros didáticos, enciclopédias ou outros recursos disponíveis na escola.

  3. Etapa 3 - Mapa conceitual

    Cada grupo deverá criar um mapa conceitual sobre o tema, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade. Forneça um modelo de mapa conceitual para ajudar os alunos.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Cada grupo apresentará seu mapa conceitual para a turma e haverá uma discussão em grupo sobre as ideias apresentadas.

  5. Etapa 5 - Análise crítica

    Conduza uma análise crítica do tema, levantando questões importantes e incentivando os alunos a pensar de forma crítica.

  6. Etapa 6 - Síntese

    Cada grupo deverá fazer uma síntese das ideias discutidas e apresentar para a turma.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie a participação e o desempenho dos alunos na atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise crítica e reflexão sobre temas atuais e relevantes.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a habilidade de síntese e apresentação oral.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na atividade.
  • Qualidade do mapa conceitual.
  • Qualidade da síntese apresentada.
  • Habilidade de análise crítica e reflexão sobre o tema.
  • Habilidade de apresentação oral.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar o objetivo da aula.
  • Fornecer recursos para pesquisa.
  • Conduzir a discussão em grupo e a análise crítica.
  • Avaliar a participação e o desempenho dos alunos.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em grupo.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o tema utilizando recursos disponíveis na escola.
  • Criar um mapa conceitual sobre o tema em grupo.
  • Participar ativamente da discussão em grupo e da análise crítica.
  • Fazer uma síntese das ideias discutidas e apresentar para a turma.
  • Trabalhar em grupo e estimular a criatividade.