Aula sobre Reinos Africanos

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


Os reinos africanos são um tema importante para a compreensão da história do continente africano antes da chegada dos europeus. Os estudantes podem encontrar exemplos desse tema em diversas áreas, como na música, na arte e na literatura africana. Nesta aula, os alunos irão trabalhar com a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares, na qual eles irão criar um template de avaliação por pares para avaliar o desempenho de outros grupos em relação aos critérios estabelecidos. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em identificar aspectos e processos específicos das sociedades africanas antes da chegada dos europeus, com destaque para as formas de organização social e o desenvolvimento de saberes e técnicas.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema dos reinos africanos e explicar a metodologia Aprendizagem Entre Pares. Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e cada grupo irá escolher um reino africano para pesquisar.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os grupos irão pesquisar sobre o reino africano escolhido, utilizando fontes como livros, artigos e sites confiáveis. Oriente os alunos na busca por informações relevantes e confiáveis.

  3. Etapa 3 - Criação do template de avaliação

    Cada grupo irá criar um template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral. Os alunos devem preencher cada critério com uma nota numa escala de 1 a 5.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos reinos africanos

    Cada grupo irá apresentar o reino africano escolhido para a turma, utilizando o template de avaliação criado. Os outros grupos irão avaliar a apresentação de acordo com os critérios estabelecidos.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os grupos irão discutir as avaliações recebidas e identificar pontos fortes e fracos em suas apresentações. Oriente a discussão e ajudar os alunos a identificar áreas que precisam ser melhoradas.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Conclua a aula reforçando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem pesquisando sobre os reinos africanos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar aspectos e processos específicos das sociedades africanas antes da chegada dos europeus.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar o desempenho de outros grupos de acordo com critérios estabelecidos.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo.
  • Construção dos argumentos.
  • Apresentação e comunicação.
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Introduzir o tema e explicar a metodologia Aprendizagem Entre Pares.
  • Orientar os alunos na busca por informações relevantes e confiáveis.
  • Ajudar os alunos a identificar áreas que precisam ser melhoradas em suas apresentações.
  • Concluir a aula reforçando os principais pontos abordados.

Ações do aluno

  • Escolher um reino africano para pesquisar.
  • Criar um template de avaliação por pares.
  • Apresentar o reino africano escolhido para a turma.
  • Avaliar as apresentações dos outros grupos de acordo com os critérios estabelecidos.
  • Discutir as avaliações recebidas e identificar pontos fortes e fracos em suas apresentações.