Aula sobre Reinos Africanos
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
Os reinos africanos são um tema importante para a compreensão da história e cultura do continente africano. Eles foram importantes centros de poder e comércio, e suas sociedades eram organizadas de maneiras diversas e complexas. Para tornar a aula mais envolvente e didática, é possível utilizar exemplos práticos, como a influência dos reinos africanos na música, arte e culinária contemporâneas. A metodologia Design Sprint será utilizada para os alunos poderem desenvolver habilidades de trabalho em equipe, criatividade e resolução de problemas.
Etapa 1 - Entender
Apresente aos alunos o tema dos reinos africanos, contextualizando-o histórica e geograficamente. Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo receberá um subtema para pesquisar e apresentar para a turma.Etapa 2 - Esboçar
Cada grupo irá criar um mapa mental com as informações coletadas sobre o subtema. Em seguida, os grupos irão compartilhar seus mapas mentais com a turma.Etapa 3 - Decidir
Os alunos irão discutir em grupo e escolher um aspecto dos reinos africanos que considerem mais interessante e relevante para desenvolver um projeto.Etapa 4 - Prototipar
Cada grupo irá criar um projeto que represente o aspecto escolhido. Você pode sugerir alguns projetos como um mapa dos reinos, maquetes das estruturas arquitetônicas dos reinos, pinturas, dramatizações teatrais ou apresentações em vídeo.Etapa 5 - Testar
Os projetos serão apresentados para a turma e os alunos irão avaliar e dar feedback uns aos outros. Avalie a participação e o desempenho dos alunos durante todo o processo.Etapa 6 - Conclusão
Conclua a aula sintetizando os aprendizados e dando um feedback geral sobre o trabalho dos estudantes.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de pesquisa e organização de informações.
- Estimular a criatividade e a resolução de problemas.
- Promover o trabalho em equipe e a colaboração.
- Desenvolver a capacidade de avaliar e dar feedback construtivo.
- Estimular a curiosidade e o interesse pela história e cultura africana.
Critérios de avaliação
- Participação ativa e colaboração em grupo.
- Qualidade do mapa mental e do projeto desenvolvido.
- Capacidade de avaliar e dar feedback construtivo aos colegas.
- Clareza e objetividade na apresentação do projeto.
- Demonstração de interesse e curiosidade pelo tema.
Ações do professor
- Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
- Orientar os alunos na pesquisa e organização das informações.
- Estimular a criatividade e a resolução de problemas.
- Avaliar e dar feedback construtivo aos alunos.
- Estimular a curiosidade e o interesse pela história e cultura africana.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades em grupo.
- Pesquisar e organizar as informações sobre o subtema.
- Criar um mapa mental e um projeto que represente o aspecto escolhido.
- Avaliar e dar feedback construtivo aos colegas.
- Demonstrar interesse e curiosidade pelo tema.