Aula sobre Reinos Africanos

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


Os reinos africanos são um tema importante para a compreensão da história do continente africano antes da chegada dos europeus. Os estudantes poderão aprender sobre as diferentes formas de organização social, política e econômica desses reinos, bem como sobre as técnicas e saberes desenvolvidos por essas sociedades. A metodologia ativa Estudo de Caso será utilizada para os alunos poderem identificar um problema, levantar dados, analisar o contexto, comparar informações e propor soluções. A atividade final será a criação de um infográfico que poderá ser distribuído na comunidade, contribuindo para a disseminação da informação.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize a importância dos reinos africanos para a história do continente. Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo escolherá um reino para estudar.

  2. Etapa 2 - Identificação do problema

    Cada grupo deverá definir um problema relacionado ao reino escolhido. Por exemplo, se o reino escolhido for o Reino de Gana, o problema pode ser as disputas contra o islamismo.

  3. Etapa 3 - Levantamento de dados

    Os alunos deverão realizar pesquisas em livros, sites e entrevistas com pessoas reais para coletar informações sobre o problema identificado.

  4. Etapa 4 - Análise do contexto

    Os alunos deverão analisar as informações coletadas e identificar as causas do problema. Por exemplo, no caso do Reino de Gana, os estudantes podem refletir sobre os conflitos com islamicos.

  5. Etapa 5 - Comparação

    Os alunos deverão comparar as informações coletadas em suas pesquisas com dados oficiais e outras fontes confiáveis.

  6. Etapa 6 - Soluções

    Cada grupo deverá propor soluções para o problema identificado. Por exemplo, no caso do Reino de Gana, os alunos podem propor a promoção do diálogo inter-religioso e o fortalecimento da tolerância religiosa

  7. Etapa 7 - Criação do infográfico

    Os alunos deverão criar um infográfico que apresente as informações coletadas, a análise do contexto, a comparação de dados e as soluções propostas. O infográfico deverá ser criado em um template previamente definido por você.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar aspectos e processos específicos das sociedades africanas antes da chegada dos europeus.
  • Estimular a pesquisa e a análise crítica de informações.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em propor soluções para problemas identificados.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Qualidade das informações coletadas e análise crítica realizada pelos alunos.
  • Qualidade do infográfico produzido pelos alunos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a importância dos reinos africanos para a história do continente.
  • Orientar os alunos na escolha do reino a ser estudado e na definição do problema a ser identificado.
  • Acompanhar e orientar os alunos durante a realização das atividades propostas.

Ações do aluno

  • Realizar pesquisas em livros, sites e entrevistas com pessoas reais para coletar informações sobre o problema identificado.
  • Analisar as informações coletadas e identificar as causas do problema.
  • Propor soluções para o problema identificado.