Aula sobre Reinos Africanos

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Os reinos africanos são um tema importante para a compreensão da história do continente africano antes da chegada dos europeus. Os estudantes poderão aprender sobre as diferentes formas de organização social, política e econômica desses reinos, bem como sobre o desenvolvimento de saberes e técnicas. Para tornar a aula mais envolvente, você pode utilizar exemplos práticos, como a influência desses reinos na cultura brasileira, por exemplo, na culinária, na música e na religião. A metodologia utilizada será a Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um mapa conceitual para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula apresentando o tema e contextualizando-o com exemplos práticos. Em seguida, explique a metodologia da Sala de Aula Invertida e como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Disponibilize materiais de pesquisa para os estudantes estudarem em casa como livros, artigos e vídeos. Os alunos deverão pesquisar sobre os reinos africanos e selecionar informações relevantes para a criação do mapa conceitual.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual

    Em sala, os alunos criarão o mapa conceitual, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Oriente os alunos na criação do mapa e esclareça as dúvidas.

  4. Etapa 4 - Socialização dos mapas conceituais

    Os alunos apresentarão seus mapas conceituais para a turma, explicando as ideias centrais e as sub-ideias. Faça perguntas para estimular a discussão e o debate.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos discutirão em grupo sobre as semelhanças e diferenças entre os reinos africanos apresentados nos mapas conceituais. Medie a discussão e estimule a reflexão crítica.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma síntese da aula, destacando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem pesquisando sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar aspectos e processos específicos das sociedades africanas antes da chegada dos europeus.
  • Estimular a pesquisa e a criação de mapas conceituais como forma de organização e síntese de informações.
  • Promover a reflexão crítica e o debate em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa e na criação do mapa conceitual.
  • Clareza e organização na apresentação do mapa conceitual.
  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Reflexão crítica sobre o tema.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema e apresentar exemplos práticos.
  • Orientar os alunos na criação do mapa conceitual.
  • Mediar a discussão em grupo.
  • Estimular a reflexão crítica.
  • Fazer uma síntese da aula.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre os reinos africanos.
  • Criar o mapa conceitual.
  • Apresentar o mapa conceitual para a turma.
  • Participar da discussão em grupo.
  • Refletir criticamente sobre o tema.