Aula sobre Relacao Entre Perimetro E Area De Um Quadrado

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


O tema "Perímetro e área de um quadrado" é muito importante para a Matemática e pode ser encontrado em diversas situações do cotidiano, como na construção de casas, na elaboração de projetos arquitetônicos, na confecção de roupas e na criação de objetos. O objetivo aqui é que os alunos aprendam sobre a relação entre o perímetro e a área de um quadrado, e como essas medidas se modificam quando as medidas dos lados são ampliadas ou reduzidas.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e comente a importância dos conceitos de perímetro e área de um quadrado. Em seguida, explique a metodologia Design Sprint e como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Entender

    Explique a relação entre o perímetro e a área de um quadrado. Em seguida, os alunos irão discutir em grupos sobre como essa relação pode ser aplicada em situações do cotidiano.

  3. Etapa 3 - Esboçar

    Os alunos serão divididos em grupos e receberão uma lista com problemas que envolvem perímetro e área de quadrado. Eles terão que escolher um problema e esboçar suas possíveis soluções para apresentar para a turma. Procure tirar dúvidas dos grupos durante a atividade.

  4. Etapa 4 - Decidir

    Os alunos irão discutir em grupo as soluções propostas e escolher a melhor opção para resolver o problema. Acompanhe esta tomada de decisão e os auxilie tirando dúvidas e fazendo perguntas que os apoie na reflexão.

  5. Etapa 5 - Prototipar

    Os alunos irão criar um protótipo da situação-problema e solução escolhida, utilizando materiais como papel, tesoura, régua e lápis de cor. Eles irão desenhar o quadrado e calcular o perímetro e a área.

  6. Etapa 6 - Testar

    Os alunos irão apresentar seus protótipos para a turma e explicar como calcularam o perímetro e a área do quadrado. Em seguida, irão discutir em grupo sobre os diferentes problemas apresentados e como a relação entre o perímetro e a área pode ser aplicada em cada um deles.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conduza uma reflexão final sobre o que foi aprendido na aula e como a metodologia Design Sprint pode ser aplicada em outras situações. Por fim, dê feedbacks coletivos à turma.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar e descrever mudanças que ocorrem no perímetro e na área de um quadrado ao se ampliarem ou reduzirem, igualmente, as medidas de seus lados.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na resolução de problemas.
  • Promover a aplicação prática dos conceitos matemáticos no cotidiano dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos em todas as etapas da aula.
  • Correção dos cálculos de perímetro e área do quadrado.
  • Criatividade e originalidade na aplicação da relação entre o perímetro e a área em situações do cotidiano.
  • Clareza e objetividade na apresentação dos protótipos.

Ações do professor

  • Explicar claramente o tema e a metodologia utilizada.
  • Orientar os alunos ao longo das atividades.
  • Auxiliar os alunos na escolha do problema e no cálculo do perímetro e da área do quadrado.
  • Estimular a participação e a colaboração dos alunos em todas as etapas da aula.
  • Avaliar os protótipos e dar feedbacks construtivos aos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente de todas as etapas da aula.
  • Colaborar com os colegas na escolha do problema e no cálculo do perímetro e da área do quadrado.
  • Utilizar a criatividade na criação do protótipo.
  • Apresentar o protótipo de forma clara e objetiva.
  • Receber e aplicar os feedbacks construtivos do professor.