Aula sobre Relacao Entre Perimetro E Area De Um Quadrado

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


O tema "Perímetro e área de um quadrado" é muito importante para a Matemática e pode ser encontrado em diversas situações do cotidiano, como na construção de casas, na elaboração de projetos arquitetônicos, na confecção de roupas e na criação de objetos. O objetivo aqui é desenvolver a habilidade de analisar e descrever mudanças que ocorrem no perímetro e na área de um quadrado ao se ampliarem ou reduzirem, igualmente, as medidas de seus lados, para compreender que o perímetro é proporcional à medida do lado, o que não ocorre com a área.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema "Perímetro e área de um quadrado" e explique a importância do assunto para a Matemática e para o cotidiano dos alunos. Compartilhe exemplos de situações cotidianas em que este tipo de cálculo é utilizado. Aproveite este momento e peça aos alunos para compartilharem o que sabem sobre o tema, de maneira que possa diagnosticar o nível de conhecimento da turma.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos irão criar um mapa de empatia, contendo os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Eles deverão entrevistar pessoas de diferentes idades e profissões que envolvam o uso deste cálculo para entender melhor as necessidades e desejos em relação ao tema. Algumas profissões relevantes neste caso: arquitetos, mestre de obras, engenheiros, designers, projetistas e outros.

  3. Etapa 3 - Socialização

    Os alunos irão se reunir em grupos para compartilhar as informações coletadas no mapa de empatia e identificar as principais necessidades e desejos das pessoas em relação ao tema.

  4. Etapa 4 - Exemplos práticos

    Compartilhe exemplos práticos de como o tema pode ser aplicado no cotidiano, como na construção de uma casa, na elaboração de um projeto arquitetônico, na confecção de uma roupa e na criação de um objeto.

  5. Etapa 5 - Atividade prática

    Os alunos irão realizar uma atividade prática em que deverão calcular o perímetro e a área de um quadrado, utilizando diferentes medidas de lados. Eles deverão analisar e descrever as mudanças que ocorrem no perímetro e na área ao se ampliarem ou reduzirem, igualmente, as medidas de seus lados.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os alunos irão se reunir em grupos para discutir os resultados da atividade prática e compartilhar suas análises e descrições sobre as mudanças que ocorrem no perímetro e na área de um quadrado.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua a aula reforçando a importância do tema e destacando as habilidades desenvolvidas pelos alunos durante a atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de analisar e descrever mudanças que ocorrem no perímetro e na área de um quadrado ao se ampliarem ou reduzirem, igualmente, as medidas de seus lados.
  • Estimular a criatividade e a inovação dos alunos na resolução de problemas matemáticos.
  • Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo e compartilhar ideias e opiniões.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante a atividade prática.
  • Capacidade dos alunos em analisar e descrever as mudanças que ocorrem no perímetro e na área de um quadrado.
  • Qualidade do mapa de empatia criado pelos alunos.
  • Participação dos alunos nas discussões em grupo.
  • Capacidade dos alunos em aplicar o conhecimento adquirido em situações do cotidiano.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Estimular a participação ativa dos alunos durante a atividade prática.
  • Orientar os alunos na criação do mapa de empatia.
  • Estimular a discussão em grupo e a troca de ideias entre os alunos.
  • Concluir a aula reforçando a importância do tema e destacando as habilidades desenvolvidas pelos alunos durante a atividade.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da atividade prática.
  • Criar um mapa de empatia com qualidade.
  • Participar das discussões em grupo e compartilhar ideias e opiniões.
  • Analisar e descrever as mudanças que ocorrem no perímetro e na área de um quadrado.
  • Aplicar o conhecimento adquirido em situações do cotidiano.