Aula sobre Relacao Entre Perimetro E Area De Um Quadrado
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
O tema "Perímetro e área de um quadrado" é muito importante para a Matemática e pode ser encontrado em diversas situações do cotidiano, como na construção de casas, na elaboração de projetos arquitetônicos, na confecção de roupas e na criação de jogos. O objetivo aqui é que os alunos aprendam sobre a relação entre o perímetro e a área de um quadrado, e como essas medidas se relacionam quando os lados do quadrado são ampliados ou reduzidos.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e comente a importância do estudo do perímetro e área de um quadrado. Em seguida, mostre exemplos práticos de como essas medidas são utilizadas no cotidiano.Etapa 2 - Explicação teórica
Explique como se calcula o perímetro e a área de um quadrado, e como essas medidas se relacionam quando os lados do quadrado são ampliados ou reduzidos.Etapa 3 - Criação do jogo
Os alunos irão criar um jogo com 8 cartas de perguntas e 8 cartas com respostas às perguntas. Eles podem trabalhar em grupos de 4 pessoas e utilizar materiais como cartolina, canetas coloridas e lápis de cor para criar as cartas.Etapa 4 - Troca de jogos
Os grupos irão trocar seus jogos com outros grupos para poderem jogar e responder às perguntas e afirmações criadas pelos colegas.Etapa 5 - Discussão em grupo
Conduza uma discussão em grupo sobre as perguntas e respostas apresentadas no jogo. Os alunos poderão fazer perguntas e tirar dúvidas sobre o tema.Etapa 6 - Exercícios práticos
Individualmente, os alunos irão resolver exercícios práticos sobre o tema, a partir do que aprenderam durante as atividades, aplicados em contextos de ampliação e redução de medidas dos lados dos quadrados. Acompanhe os alunos e tire suas dúvidas.Etapa 7 - Encerramento
Faça uma revisão do conteúdo apresentado na aula e reforce a importância do estudo do perímetro e área de um quadrado.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar e descrever mudanças que ocorrem no perímetro e na área de um quadrado ao se ampliarem ou reduzirem, igualmente, as medidas de seus lados.
- Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação do jogo.
- Promover a participação ativa dos alunos na aula.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na criação do jogo.
- Resolução correta dos exercícios práticos.
- Participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar a importância do estudo do perímetro e área de um quadrado.
- Explicar como se calcula o perímetro e a área de um quadrado.
- Conduzir a discussão em grupo sobre as respostas e afirmações apresentadas no jogo.
Ações do aluno
- Criar um jogo com perguntas e respostas sobre o tema.
- Resolver exercícios práticos sobre o tema.
- Participar ativamente da discussão em grupo.