Aula sobre Relacao Entre Perimetro E Area De Um Quadrado
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução
Inicie explicando o que é perímetro e área de um quadrado, utilizando exemplos práticos e didáticos. Peça aos alunos para compartilharem exemplos práticos de perímetro e área presentes no cotidiano. Em seguida, apresente a metodologia Rotação por estações e explique como ela será aplicada na aula.Etapa 2 - Rotação por estações
Divida a turma em grupos de no máximo 4 a 5 alunos e peça para que cada grupo vá para uma estação. Em cada estação, os alunos irão realizar uma atividade diferente sobre perímetro e área de um quadrado. Importante que cada grupo passe por todas as estações. As atividades podem ser:Estação 1 - Cálculo do perímetro
Nesta estação, os alunos utilizarão régua e lápis para desenhar quadrados em folhas de papel quadriculado. Em seguida, medirão os lados dos quadrados e calcularão o perímetro. Oriente os alunos e tire dúvidas.
Estação 2 - Cálculo da área
Nesta estação, os alunos utilizarão a mesma folha de papel quadriculado da estação anterior para desenhar quadrados. Em seguida, medirão os lados dos quadrados e calcularão a área. Acompanhe os alunos, apoiando-os nas dúvidas.
Estação 3 - Ampliação e redução
Nesta estação, os alunos utilizarão folhas de papel quadriculado para desenhar quadrados de diferentes tamanhos. Em seguida, ampliarão e reduzirão igualmente as medidas dos lados dos quadrados e calcularão o perímetro e a área. Peça aos alunos para registrar o que acontece com o perímetro e com a área quando se aumenta e se diminui igualmente as medidas dos lados dos quadrados, como também, o motivo que leva isso a acontecer.
Etapa 3 - Discussão
Os grupos irão se reunir para discutir as atividades realizadas em cada estação e compartilhar suas conclusões. Incentive a participação de todos os alunos e estimule a troca de ideias. Aproveite para mediar a discussão e esclarecer possíveis dúvidas.Etapa 4 - Dinâmica dos 3 Qs
Explique a dinâmica dos 3 Qs aos alunos e peça para que cada grupo escreva o que achou bom, o que achou que poderia ser melhor e o que não gostou durante as estações e atividades. A dinâmica dos 3 Qs deve ser utilizada como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre as atividades desenvolvidas.Etapa 5 - Aplicação
Os alunos irão, individualmente, aplicar o que aprenderam em uma atividade prática, como o cálculo do perímetro e da área de uma figura selecionada por você.Etapa 6 - Socialização
Após a atividade prática, os alunos devem se reunir em um círculo para discutir o que aprenderam durante a atividade e compartilharem seus registros da Dinâmica dos 3 Qs. Incentive a participação de todos os alunos e faça perguntas para verificar o entendimento do assunto.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma síntese dos conceitos trabalhados na aula e reforce a importância do tema para a Matemática e para o cotidiano dos alunos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar e descrever mudanças que ocorrem no perímetro e na área de um quadrado ao se ampliarem ou reduzirem, igualmente, as medidas de seus lados.
- Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
- Desenvolver a capacidade dos alunos em trabalhar em grupo e compartilhar conhecimentos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades propostas, inclusive da Dinâmica dos 3 Qs.
- Compreensão dos conceitos de perímetro e área de um quadrado.
- Habilidade em calcular o perímetro e a área de um quadrado.
- Habilidade em ampliar e reduzir igualmente as medidas dos lados de um quadrado.
- Habilidade em analisar e descrever mudanças que ocorrem no perímetro e na área de um quadrado.
Ações do professor
- Explicar os conceitos de perímetro e área de um quadrado.
- Orientar os alunos nas atividades propostas.
- Mediar a discussão na socialização das atividades.
- Reforçar os conceitos trabalhados na aula.
- Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas, inclusive da Dinâmica dos 3 Qs.
- Compartilhar conhecimentos com os colegas de grupo.
- Calcular o perímetro e a área de um quadrado.
- Ampliar e reduzir igualmente as medidas dos lados de um quadrado.
- Analisar e descrever mudanças que ocorrem no perímetro e na área de um quadrado.