Aula sobre Relacao Entre Perimetro E Area De Um Quadrado
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
O tema "Perímetro e área de um quadrado" é muito importante para a Matemática e pode ser encontrado em diversas situações do cotidiano, como na construção de casas, na elaboração de projetos arquitetônicos, na confecção de roupas e na criação de objetos. O objetivo é que os alunos compreendam que o perímetro é proporcional à medida do lado, o que não ocorre com a área.
Etapa 1 - Estudo individual
Compartilhe um material de apoio com os alunos, o qual deve conter orientações de estudo e sugestões para pesquisas sobre o tema. A partir destes estudos, eles deverão criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 2 - Introdução
Apresente o tema e destaque a importância do assunto na resolução de problemas do cotidiano. Pergunte aos alunos sobre o que eles aprenderam em relação ao material prévio e aproveite para registrar os principais pontos levantados pelos alunos no quadro.Etapa 3 - Discussão em grupo
Os alunos se reunirão em grupos para discutir seus mapas conceituais e trocar ideias sobre o tema. Circule pela sala para auxiliar e tirar dúvidas.Etapa 4 - Exemplos práticos
Apresente exemplos práticos sobre o tema, como a construção de uma cerca em volta de um terreno e a confecção de uma camiseta quadrada. Os alunos deverão calcular o perímetro e a área dos objetos apresentados.Etapa 5 - Apresentação dos mapas conceituais
Cada grupo apresentará seu mapa conceitual para a turma. O professor irá avaliar a compreensão dos alunos sobre o tema.Etapa 6 - Avaliação
Os alunos deverão criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs com os seguintes campos: Que bom, Que pena e Que tal. Esse modelo será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre as atividades a serem desenvolvidas durante a aula. Peça para eles preencherem e avaliarem as atividades desenvolvidas.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre o tema e reforce os conceitos aprendidos na aula.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver problemas que envolvam cálculo de área e perímetro de um quadrado.
- Estimular a pesquisa e a criatividade dos alunos na criação do mapa conceitual.
- Promover a interação e a troca de ideias entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Compreensão do tema.
- Qualidade do mapa conceitual.
- Participação nas atividades pré-aula e nas discussões em grupo.
- Cálculos de perímetro e área corretos.
- Apresentação clara e objetiva do mapa conceitual.
Ações do professor
- Elaborar material de apoio aos alunos.
- Explicar a metodologia utilizada na aula.
- Auxiliar os alunos na criação do mapa conceitual.
- Apresentar exemplos práticos sobre o tema.
- Avaliar a compreensão dos alunos sobre o tema.
Ações do aluno
- Estudar o material de apoio e pesquisar sobre o tema na internet.
- Criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.
- Participar das discussões em grupo.
- Calcular o perímetro e a área dos objetos apresentados.
- Apresentar o mapa conceitual para a turma.