Aula sobre Relacao Entre Perimetro E Area De Um Quadrado

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O tema "Perímetro e área de um quadrado" é muito importante para a Matemática e pode ser encontrado em diversas situações do cotidiano, como na construção de casas, na elaboração de projetos arquitetônicos, na confecção de roupas e na criação de objetos. O objetivo é que os alunos compreendam que o perímetro é proporcional à medida do lado, o que não ocorre com a área.

  1. Etapa 1 - Estudo individual

    Compartilhe um material de apoio com os alunos, o qual deve conter orientações de estudo e sugestões para pesquisas sobre o tema. A partir destes estudos, eles deverão criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Apresente o tema e destaque a importância do assunto na resolução de problemas do cotidiano. Pergunte aos alunos sobre o que eles aprenderam em relação ao material prévio e aproveite para registrar os principais pontos levantados pelos alunos no quadro.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos se reunirão em grupos para discutir seus mapas conceituais e trocar ideias sobre o tema. Circule pela sala para auxiliar e tirar dúvidas.

  4. Etapa 4 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos sobre o tema, como a construção de uma cerca em volta de um terreno e a confecção de uma camiseta quadrada. Os alunos deverão calcular o perímetro e a área dos objetos apresentados.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos mapas conceituais

    Cada grupo apresentará seu mapa conceitual para a turma. O professor irá avaliar a compreensão dos alunos sobre o tema.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Os alunos deverão criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs com os seguintes campos: Que bom, Que pena e Que tal. Esse modelo será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre as atividades a serem desenvolvidas durante a aula. Peça para eles preencherem e avaliarem as atividades desenvolvidas.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre o tema e reforce os conceitos aprendidos na aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver problemas que envolvam cálculo de área e perímetro de um quadrado.
  • Estimular a pesquisa e a criatividade dos alunos na criação do mapa conceitual.
  • Promover a interação e a troca de ideias entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Compreensão do tema.
  • Qualidade do mapa conceitual.
  • Participação nas atividades pré-aula e nas discussões em grupo.
  • Cálculos de perímetro e área corretos.
  • Apresentação clara e objetiva do mapa conceitual.

Ações do professor

  • Elaborar material de apoio aos alunos.
  • Explicar a metodologia utilizada na aula.
  • Auxiliar os alunos na criação do mapa conceitual.
  • Apresentar exemplos práticos sobre o tema.
  • Avaliar a compreensão dos alunos sobre o tema.

Ações do aluno

  • Estudar o material de apoio e pesquisar sobre o tema na internet.
  • Criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.
  • Participar das discussões em grupo.
  • Calcular o perímetro e a área dos objetos apresentados.
  • Apresentar o mapa conceitual para a turma.