Aula sobre Relacao Fundamental Da Trigonometria
Metodologia ativa - Design Thinking
Por que usar essa metodologia?
- O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
- Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
- As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.
Você sabia?
É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.
A trigonometria é uma área da matemática que estuda as relações entre os lados e ângulos de um triângulo. A relação fundamental da trigonometria é uma das principais fórmulas utilizadas nessa área, pois permite calcular a medida de um lado ou ângulo de um triângulo retângulo a partir das medidas dos outros dois lados ou ângulos. Essa fórmula é muito importante em diversas áreas, como na engenharia, na arquitetura e na física. Nesta aula, os alunos irão aprender a utilizar a relação fundamental da trigonometria para resolver problemas envolvendo triângulos retângulos. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Design Thinking, na qual os alunos irão criar um mapa de empatia para entender melhor as necessidades e desafios dos personagens envolvidos no problema.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema da aula e explique a importância da relação fundamental da trigonometria. Em seguida, irá contextualizar o tema com exemplos práticos, como a utilização da trigonometria na construção de prédios e pontes. Peça para que em grupo escolham um desafio real em função da trigonometria.Etapa 2 - Criação do mapa de empatia
Os alunos irão criar um mapa de empatia para entender melhor as necessidades e desafios dos personagens envolvidos no problema. Eles irão preencher os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos" para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 3 - Identificação do problema
Com base no mapa de empatia, os alunos irão identificar o problema a ser resolvido e formular perguntas para orientar a resolução do problema.Etapa 4 - Pesquisa e coleta de dados
Os alunos irão pesquisar e coletar dados para resolver o problema identificado. Eles poderão utilizar livros, internet e outros recursos disponíveis.Etapa 5 - Resolução do problema
Com base nos dados coletados, os alunos irão utilizar a relação fundamental da trigonometria para resolver o problema identificado. Auxilie-os na resolução e esclareça dúvidas.Etapa 6 - Apresentação dos resultados
Os alunos irão apresentar os resultados da resolução do problema para a turma. Avalie a apresentação e esclareça dúvidas.Etapa 7 - Reflexão e conclusão
Os alunos irão refletir sobre o processo de resolução do problema e concluir a aula com uma síntese dos principais aprendizados.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver problemas por meio do estabelecimento de relações entre arcos, ângulos centrais e ângulos inscritos na circunferência, fazendo uso, inclusive, de softwares de geometria dinâmica.
- Estimular a criatividade e a inovação dos alunos na resolução de problemas.
- Desenvolver a capacidade dos alunos de trabalhar em equipe e colaborar com os colegas.
Critérios de avaliação
- Compreensão do tema e da importância da relação fundamental da trigonometria.
- Participação ativa na criação do mapa de empatia e na identificação do problema.
- Utilização correta da relação fundamental da trigonometria na resolução do problema.
- Qualidade da apresentação dos resultados.
- Reflexão crítica sobre o processo de resolução do problema.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizá-lo com exemplos práticos.
- Orientar os alunos na criação do mapa de empatia e na identificação do problema.
- Auxiliar os alunos na resolução do problema e esclarecer dúvidas.
- Avaliar a apresentação dos resultados e fornecer feedback aos alunos.
- Estimular a reflexão crítica sobre o processo de resolução do problema.
Ações do aluno
- Participar ativamente da criação do mapa de empatia e na identificação do problema.
- Coletar dados e utilizar corretamente a relação fundamental da trigonometria na resolução do problema.
- Apresentar os resultados de forma clara e objetiva.
- Refletir criticamente sobre o processo de resolução do problema.
- Trabalhar em equipe e colaborar com os colegas.’