Aula sobre Relacao Fundamental Da Trigonometria

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


A trigonometria é uma área da Matemática que estuda as relações entre os lados e ângulos de um triângulo. Ela é muito importante em diversas áreas, como na engenharia, na arquitetura, na física e na astronomia. Nesta aula, vamos trabalhar a relação fundamental da trigonometria, que é a base para o estudo das funções trigonométricas. Vamos aprender como relacionar os lados de um triângulo retângulo com seus ângulos agudos, utilizando as razões trigonométricas. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Ensino Híbrido, na qual os alunos criarão um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize a importância da trigonometria. Em seguida, os alunos irão criar o template de registro de aprendizagem, com os campos de Check-in e Check-out.

  2. Etapa 2 - Exploração

    Os alunos irão pesquisar sobre a relação fundamental da trigonometria e preencher o campo de Check-in do template para registrar seus conhecimentos iniciais. Auxilie-os na pesquisa e tirar dúvidas.

  3. Etapa 3 - Exposição

    Apresente exemplos práticos e didáticos sobre a relação fundamental da trigonometria, utilizando figuras e desenhos. Os alunos irão preencher o campo de Check-out do template, registrando as informações aprendidas.

  4. Etapa 4 - Aplicação

    Os alunos irão resolver exercícios sobre a relação fundamental da trigonometria, utilizando a calculadora de auxílio. Auxilie\-os na resolução dos exercícios e em tirar dúvidas.

  5. Etapa 5 - Socialização

    Os alunos irão apresentar suas resoluções de exercícios para a turma, explicando como chegaram às respostas. Construa alguma dinâmica para escreverem os resultados em lousa. Avalie as apresentações e tire as dúvidas.

  6. Etapa 6 - Sistematização

    Faça uma revisão geral sobre a relação fundamental da trigonometria, destacando os pontos mais importantes. Os alunos irão preencher o campo de Check-out do template, registrando as informações aprendidas.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça uma reflexão sobre a aula e a metodologia utilizada, destacando os pontos positivos e negativos. Os alunos irão preencher o campo de Check-out do template, registrando suas impressões sobre a aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver problemas por meio do estabelecimento de relações entre arcos, ângulos centrais e ângulos inscritos na circunferência.
  • Estimular a pesquisa e a autonomia dos alunos na construção do conhecimento.
  • Utilizar a metodologia ativa Ensino Híbrido para tornar a aula mais envolvente e didática.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na pesquisa e na resolução dos exercícios.
  • Qualidade das apresentações dos alunos sobre as resoluções dos exercícios.
  • Preenchimento correto do template de registro de aprendizagem.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a importância da trigonometria.
  • Auxiliar os alunos na pesquisa e na resolução dos exercícios.
  • Avaliar as apresentações dos alunos sobre as resoluções dos exercícios.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre a relação fundamental da trigonometria.
  • Resolver exercícios sobre a relação fundamental da trigonometria.
  • Apresentar suas resoluções de exercícios para a turma.